EstradasPrefeitura

ARTIGO. Jorge Pozzobom e duas obras estratégicas para Santa Maria: as perimetrais Dom Ivo e Sul-Leste

É preciso investir em infraestrutura

Por JORGE POZZOBOM (*)

Na última sexta-feira, dia 5 de abril, lançamos o edital que dá início ao processo licitatório para contratar a empresa que fará o projeto da nova Perimetral Sul-Leste. Essa é apenas a primeira etapa dessa grande obra, uma conquista nossa, uma exigência da qual não abrimos mão na renovação do contrato com a CORSAN.

Eu não tenho a menor dúvida de que essa via, que será duplicada e contará com uma ciclovia, irá desafogar, em muito, o tráfego, pois será uma alternativa de acesso à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ligando a BR-392 à Estrada de Pains. Isso sem falar, é claro, nos inúmeros benefícios às comunidades dos bairros Tomazetti, Lorenzi, Camobi e Diácono João Luiz Pozzobon, que serão interligadas diretamente pela nova perimetral. Um empreendimento que precisa ser saudado e festejado por nós, santa-marienses.

Da mesma forma que estamos concentrando esforços para tirar do papel a Perimetral Sul-Leste, não esquecemos nem deixamos para trás outra perimetral, que, quando concluída, irá ligar as regiões Oeste e Norte da cidade.

Falo da Perimetral Dom Ivo Lorscheiter. Conseguimos, ainda em 2017, recuperar, junto ao Governo Federal, os R$ 31 milhões que estavam parados há 10 anos e que garantirão, além da conclusão da Dom Ivo, a execução de outros importantes projetos, como a construção de unidades de Saúde nos bairros Km 3 e Urlândia; obras de infraestrutura na Vila Jardim, em Camobi, com construção de unidades habitacionais; além da drenagem pluvial e ponte na Vila Cerro Azul, que já concluímos, solucionando um problema histórico de alagamentos na Zona Norte de Santa Maria.

As obras na Perimetral Dom Ivo Lorscheiter começaram há mais de 10 anos, lá em 2008, e nos empenharemos muito para, superando todos os entraves burocráticos, concluí-las o mais rápido possível. E, aqui, é preciso fazer um agradecimento muito especial à Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (CACISM), que, entendendo a relevância desse empreendimento para o futuro da nossa cidade, fez a doação do projeto executivo de engenharia para a conclusão do trecho II e início do trecho III da Perimetral Dom Ivo Lorscheiter, o trecho já concluído da avenida com a Rua Coronel Valença, no Bairro Passo D’Areia, e com a Rua José Barin, no Bairro Caturrita.

Essas duas perimetrais, a Dom Ivo Lorscheiter e a Sul-Leste, simbolizam muito bem a preocupação da nossa gestão em pensar a Santa Maria que queremos, não apenas para os próximos dois, quatro, seis ou oito anos. É dever do gestor, é meu dever, como prefeito, projetar e executar ações que não sejam de um mandato, mas, sim, que sejam de governo. É preciso investir em soluções definitivas para os problemas crônicos da cidade, é preciso, com responsabilidade, investir em infraestrutura. Assim, construiremos, juntos, a Santa Maria do presente e do futuro. A Santa Maria dos nossos filhos.

(*) JORGE POZZOBOM é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Ele escreve no site às terças-feiras.

OBSERVAÇÃO DO EDITOR: a imagem que ilustra esse artigo (da vista da área da Perimetral Sul-Leste) é de Robson Lima, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo