EducaçãoPolíticaPrefeitura

ARTIGO. Jorge Pozzobom, projeto ‘Educação Gaúcha Conectada’ e os investimentos no futuro dos cidadãos

Um investimento no futuro!

Por JORGE POZZOBOM (*)

Sempre defendi que qualquer recurso aplicado em Educação representa um investimento no futuro. A Educação é a base mais sólida para uma sociedade mais justa e forte. Por isso, nosso Governo não tem poupado esforços para garantir que os alunos da Rede Municipal de Ensino possam contar com ações e programas que tragam benefício para suas vidas.

Na última sexta-feira (29), o Município e o Governo do Estado firmaram uma parceria importante para os nossos alunos. Assinei (foto ao lado), juntamente com o secretário estadual de Educação, Faisal Karam, um Termo de Cooperação para que o Estado adquira equipamentos de informática que serão destinados a 23 escolas municipais. Isso porque, Santa Maria, juntamente com Cachoeira do Sul, foi contemplada com o Projeto Educação Gaúcha Conectada.

O Educação Gaúcha Conectada tem o objetivo de fomentar o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica nas escolas públicas da Educação Básica. Por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, capitaneada pela secretária Lucia Madruga, Santa Maria atendeu à chamada pública do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para apoiar projetos de incorporação de tecnologias digitais nas escolas. Todos os Estados puderam participar. O Rio Grande do Sul conseguiu qualificar Cachoeira e Santa Maria, e o Estado ficou em primeiro lugar na Região Sul, à frente do Paraná e de Santa Catarina.

O investimento total, nos dois municípios, chega a 3 milhões de reais para a compra de notebooks educacionais, carrinho, armazenamento e recarga para os notebooks, kits de Robótica Educacional para o Ensino Fundamental, acessórios, ferramentas e materiais didáticos para salas criativas nas escolas, além da formação de professores. Além das 23 escolas municipais de ensino fundamental, todas as escolas da Rede Estadual de Santa Maria serão contempladas.

Com esses equipamentos, nossos estudantes vão ter mais contato com as práticas pedagógicas que desenvolvam a tecnologia como ferramenta para aprendizagem. Nosso papel será garantir a infraestrutura das instituições de ensino para que o ambiente seja favorável às novas formas de aprender e de ensinar. Tudo isso, aliado aos demais investimentos em Educação, como a qualificação constante dos nossos professores, por meio do programa “Cuidando de quem cuida”, à abertura de vagas, à construção de creches e ao empenho dos nossos servidores, nos dão a segurança de que estamos fazendo a diferença na Educação do Município.

(*) JORGE POZZOBOM é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Ele escreve no site às terças-feiras.

OBSERVAÇÃO DO EDITOR: a foto que ilustra esse artigo é de Deise Fachin, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo