PolíticaSanta Maria

BASTIDORES. Denúncia da Guarda, banco de horas, emendas impositivas, a reciclagem de pneus, PP AFro

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Divulgação), da Equipe do Site

Os vereadores Daniel Diniz (PT) e Alexandre Vargas (PRB) reclamaram, na tribuna, sobre a decisão da direção da Câmara em não levar a Plenário a nova denúncia contra o prefeito feita por guardas municipais. Os denunciantes pedem que seja investigado um suposto crime de violação de privacidade e escutas telefônicas em aplicativo de mensagens (AQUI).

Os parlamentares relataram, na sessão dessa quinta (4), que souberam do caso a partir da matéria publicada neste site. Como argumento, eles utilizaram o artigo 209, do Regimento Interno, o qual estabelece que o presidente da Casa, de posse da denúncia, realize a leitura na primeira sessão e consulte os demais edis.

“Essa Casa tem que cumprir o Regimento. Acho que essa denúncia tem que ser lida”, disse Vargas.

Informações extraoficiais indicam que apenas nessa quinta a denúncia protocolada em 25 de março começou a tramitar no Legislativo.

Banco de horas

O fato de o chefe de gabinete de Deili Silva (PTB), Lucas Meyne, ter sido barrado na viagem a Pelotas inflamou a oposição (AQUI). O alvo do momento é um banco de horas de cargos de confiança (CCs) da Mesa Diretora. No fim da tarde dessa quinta, a oposição protocolou um requerimento à Presidência da Câmara reivindicando documentos sobre a situação.

O site conversou informalmente com a presidente Cida Brizola (PP), a qual explicou que realiza um controle interno dos horários dos CCs concedendo folgas pontuais, uma vez que é comum casos de alguns servidores cumprirem longas jornadas de trabalho. Porém, uma resposta oficial, que será remetida à oposição, deverá ser divulgada nos próximos dias.

Emendas impositivas

Os vereadores aprovaram a formação de uma comissão especial que irá tratar da inclusão das emendas impositivas no Regimento Interno da Casa. O colegiado será formado por Vanderlei Araujo (PP), presidente; Manoel Badke – Maneco (DEM), vice; e Celita da Silva (PT), relatora.

Pneus

O Parlamento aprovou o Projeto de Lei Complementar 8786/2018, do vereador Valdir Oliveira (PT), o qual estabelece que revendedores de pneus novos, usados e recauchutados sejam obrigados a possuírem locais seguros para recolhimentos dos produtos.

Augusto de Oxossi não é mais presidente do Movimento Afro do Progressistas. Ele estaria descontente com os rumos do PP da cidade

PP Afro

Augusto Cezar de Oliveira, mais conhecido como Pai Augusto de Oxossi, não é mais o presidente do Movimento Afro Progressista de Santa Maria. Nessa quinta, ele divulgou um comunicado informando sua saída.

Oxossi foi o primeiro presidente do Movimento Afro do PP e seu mandato terminaria no próximo mês. Ele foi o idealizador do espaço destinado para os despachos de religiões de matrizes africanas no Cemitério Ecumênico Municipal. O local para oferendas foi inaugurado ano passado (AQUI).

Nos bastidores, fontes do site indicam que Oxossi estaria insatisfeito com os rumos do partido e a falta de reconhecimento pelas lideranças do PP.

Abaixo, confira a integra do comunicado de Oxossi:

“Eu, Augusto Cezar de Oliveira, venho por meio deste, comunicar a todos os membros do diretório dos Progressistas / Santa Maria, que após dois anos à frente do Movimento Afro Progressista, estou me afastando da presidência do mesmo, para que o vice-presidente Laerte Riograndino Duarte Loureiro, assuma e convoque novas eleições para uma nova diretoria.

Desta forma quero agradecer ao Partido Progressista e a todos os membros do Movimento pela honra de ter presidido o mesmo. A posteori irei fazer a entrega de um breve relatório com todas as ações realizadas no período em que presidi o Movimento Afro Progressista.

“Depois de escalar uma grande montanha, se descobre que existem muitas outras montanhas para escalar”. Nelson Mandela”.

Santa Maria, 04 de Abril de 2019.

Augusto Cesar de Oliveira

“Augusto de Oxossí”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Tecnicamente o Whatsapp utiliza end-to-end, ou seja, ‘escuta’ é obviamente chute de quem não sabe do que está falando. O mais provável é que alguém do grupo vazou a informação.
    Câmara de Vereadores só merece atenção se alguém der uma ‘bocha’ em outra pessoa como aconteceu lá para cima, caso contrário é perda de tempo.
    Emendas impositivas é falta de vergonha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo