CulturaPrefeitura

CULTURA. Jornal especial, lançado na Feira do Livro, conta as oito décadas de história da Biblioteca Pública

Por MANUELA VASCONCELLOS (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A fim de levar adiante a premissa de que histórias são presentes para quem as preserva, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, realizou o lançamento do jornal da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide. A edição, comemorativa aos 80 anos de fundação do espaço cultural, foi apresentada ao público na manhã deste sábado (27), no Theatro Treze de Maio, durante a programação da 46ª Feira do Livro. A solenidade contou com o prefeito Jorge Pozzobom, o vice Sérgio Cechin, e a secretária da Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella.

“É com muito orgulho que celebramos esta data tão importante para a história de Santa Maria e que ajuda cada vez mais na propagação do ato de ler e também na preservação das mais diversas formas de cultura”, afirma a secretária adjunta de Cultura, Esporte e Lazer, Márcia Teston, que também é diretora da Biblioteca e estava presente no lançamento.

O jornal conta com apoio do curso de Jornalismo da Universidade Franciscana (UFN) e da Gráfica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O exemplar revive histórias do espaço e os serviços prestados para a comunidade de Santa Maria. Conta, também, com entrevistas e trajetórias de escritores de livros que a biblioteca abriga, como Prado Veppo. Atualmente, conta com 8 mil associados, mais de 40 mil livros, quatro salas de uso público e espaço para eventos. Ainda neste mês, a Prefeitura reinaugurou o Centro de Inclusão Digital, onde estão disponibilizados 20 computadores para pesquisa e trabalho e tem como objetivos facilitar o acesso à tecnologia e estimular o desenvolvimento da comunidade.

Os exemplares do jornal comemorativo às oito décadas da instituição serão distribuídos gratuitamente às escolas municipais, instituições governamentais e outras bibliotecas de Santa Maria. A Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30min, na Avenida Presidente Vargas, 1.300.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo