CulturaSanta Maria

E É DE GRAÇA. Santa Maria recebe quinta-feira o espetáculo “Pequeno Trabalho para Velhos Palhaços”

Montagem traz no elenco os atores Zé Adão Barbosa, Arlete Cunha e Sandra Dani. Além do espetáculo, haverá um ‘workshop’ de ‘clown’

Por LICIANE BRUM (com foto de Vilmar Carvalho/Divulgação), da Assessoria de Imprensa do Evento

Santa Maria vai receber, no próximo dia 11, quinta-feira, o espetáculo “Pequeno Trabalho Para Velhos Palhaços”. A montagem faz parte do projeto homônimo, contemplado pelo Pró-Cultura – Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Rio Grande do Sul, que  levará o espetáculo e ainda um workshop de clown gratuitos para quatro cidades do Estado: Santa Maria, Rio Grande, Jaguarão e Lajeado. O workshop será ministrado pela diretora Adriane Mottola.

Para garantir a acessibilidade, todas as apresentações contarão com um(a) intérprete/tradutor(a) de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Após as apresentações, em cada cidade, haverá um bate-papo com os artistas.

Em Santa Maria, o espetáculo será realizado no Theatro Treze de Maio, às 20h. Os ingressos estarão disponíveis para ser retirados uma hora antes do espetáculo, na bilheteria do teatro.

O espetáculo Pequeno Trabalho para Velhos Palhaços, com direção de Adriane Mottola, estreou em janeiro de 2018, em Porto Alegre. Logo após, realizou temporada no Teatro Renascença e apresentações dentro do 19o Palco Giratório realizado pelo Sesc Porto Alegre e no 25o Porto Alegre em Cena, festival internacional de teatro da capital gaúcha.

Matei Visnièc escreveu em 1986 este texto que é bastante atual, pertinente e com um discurso urgente para o momento político que vivemos na atualidade. As figuras de Niccolo, Pepino e Filippo, velhos palhaços desempregados que, por extrema necessidade, digladiam-se por uma única vaga de emprego, se mesclam às figuras dos atores Arlete Cunha, Sandra Dani e Zé Adão Barbosa, artistas reconhecidos, aclamados e que levam consigo boa parte da história do teatro gaúcho, quiçá nacional, em suas costas.

Com humor, deboche e ironia, os palhaços tentam, a todo momento, desacreditar seus concorrentes para ficarem com a vaga de emprego, trazendo à tona a discussão sobre a disputa diária que vivemos na sociedade contemporânea.

Completam a ficha técnica do espetáculo, Jéferson Rachewsky (assessoria clownesca), Eric Chartiot (assessoria de ilusionismo), Zoé Degani (cenografia), Daniel Lion (figurinos), Ricardo Vivian (iluminação), Sandro Ka (programação visual), Julio Appel (fotos), Daniel Jainechine (vídeos), Adriane Mottola e Áquila Mattos (produção). Composição sonora original de Álvaro RosaCosta, com piano de Simone Rasslan e “Canção Para Velhos Palhaços” composta por Álvaro e Leandro Maia.

Pequeno Trabalho para Velhos Palhaços conquistou o Troféu Braskem 2018 de Melhor Ator para Zé Adão Barbosa e tem 5 indicações para o Prêmio Açorianos: Ator, Atriz, Cenografia, Figurino e Produção.

SERVIÇO

Espetáculo Pequeno Trabalho Para Velhos Palhaços

Dia 11 de abril, quinta-feira, às 20h

Theatro Treze de Maio

Classificação: 12 anos

Entrada gratuita

Workshop de Clown com Adriane Mottola

Dia 12 de abril, sexta-feira, das 9h às 13h

Onde: Departamento de Artes Cênicas da UFSM – prédio 40

Inscrições (número máximo de 20 inscritos) com Raquel Guerra –  9 9946-4092.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo