EducaçãoSanta Maria

EDUCAÇÃO. Título de professora “Honoris Causa” da Universidade Franciscana para Norma Martini Moesch

Da Assessoria de Comunicação da UFN, com foto de Arquivo Pessoal

A Universidade Franciscana realizará uma cerimônia de condecoração à Profª Mª Norma Martini Moesch (foto acima), que será agraciada com o título de Honoris Causa pela IES. O evento está marcado para esta terça-feira, dia 2 de abril, às 18h, no Salão de Atos do Conjunto I da UFN.

O contato entre Norma Martini Moesch e o então Centro Universitário Franciscano se deu em 1999, quando ela foi escolhida para colaborar com a IES na criação do já extinto curso de Turismo, em Santa Maria. Na trajetória de 15 anos, o curso formou 270 turismólogos, prospectando uma rede de investigadores que consagraram, pela primeira vez, os inventários turísticos dos municípios da Região Central do Rio Grande do Sul.

Conforme a homenageada, entre todas as atividades dedicadas à promoção do turismo, o título representa a função de ensinar, expressada pelo exercício da docência, o qual foi a atividade profissional que sempre norteou os seus trabalhos, até mesmo atuando na gestão de projetos.

“A docência é um espaço para pessoas que acreditam que é possível assumir o nosso papel de pessoas transformadoras, de um mundo para um mundo melhor. É preciso que se goste de gente, que se goste de pessoas, que se goste e respeite o saber, é preciso que se tenha muita vontade de desvendar o difícil, o obscuro, o pouco claro. Mas, acima de tudo, o magistério é um caso de amor. Ensinar é transbordar”, acredita a Profª Mª Norma Martini Moesch.

“Quando a conheci, no ano de 2000, no Curso de Turismo da então Unifra, encontrei uma coordenadora inspirada e inspiradora do Turismo, com uma proposta de vida pessoal e profissional fundamentada nos princípios de humanismo, espiritualidade e muita bagagem de conhecimento científico para o fazer, pensar e cuidar o Turismo. A professora Norma é uma protagonista que lança luzes em caminhos que podem ser seguidos por professores, turismólogos e pela comunidade que convive com o Turismo”, ressaltou a atual coordenadora do Curso de Mestrado em Humanidades e Linguagens – Mehl da UFN, professora Elsbeth Léia Spode Becker.

Também presidente do Colegiado do Mehl, Elsbeth afirmou que o título Honoris Causa se justifica em reconhecimento à trajetória de vida acadêmica e profissional da Profª Mª Norma Martini Moesch, pelo notório serviço à Educação Superior na formação de bacharéis em Turismo e pela sua relação efetiva no desenvolvimento regional no Estado.

Laíse Chaves, egressa do curso de Turismo da UFN, foi aluna de Norma e trabalhou por 5 anos com ela na Secretaria de Turismo de Santa Maria, o que, segundo a turismóloga, lhe rendeu uma experiência profissional incrível, além da amizade. “Norma é uma pessoa que tem uma história profissional incrível. Qualquer grande projeto de turismo ou destino turístico no Brasil teve a mão dela, de forma direta ou indireta. Participou ativamente da construção das políticas públicas de Turismo em nível nacional e estadual”, destacou.

Laíse também comentou sobre a criação do curso de Turismo, pelo qual foram pioneiros, pois era um curso de grandes capitais e não interior do estado. De acordo com ela, com o curso foi possível colocar o Turismo em pauta nas discussões de toda região Central. “Mais do que formar pensadores de Turismo, o curso formou seres humanos melhores, capazes de ver além de um cenário turístico, ver as pessoas que compõem o sistema turístico de uma localidade. Norma é uma professora nata, está sempre ensinando. Sem dúvidas essa homenagem é mais do que merecida, pelos feitos que ela teve na vida de tantas pessoas. Isso é um mérito do Turismo, que enquanto ciência, tem a capacidade de mudar vidas”, finalizou.

Honoris Causa é uma expressão em latim utilizada como um título honorífico, que significa literalmente “por causa de honra”. A honraria é concedida a personalidades científicas que tenham contribuído para o progresso das ciências, letras, artes ou esporte, e aos que tenham beneficiado o meio acadêmico e o país como um todo, entre outras contribuições.

Veja o currículo completo de Norma Martini Moesch, CLICANDO AQUI.

SERVIÇO

Título Honoris Causa à Profª Mª Norma Martini Moesch

Data: 2 de abril de 2019

Horário: 18h

Local: Salão de Atos do Prédio 1, Conjunto I da Universidade Franciscana (Rua dos Andradas, nº 1614, Centro, Santa Maria – RS)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo