EDUCAÇÃO. Título de professora “Honoris Causa” da Universidade Franciscana para Norma Martini Moesch

EDUCAÇÃO. Título de professora “Honoris Causa” da Universidade Franciscana para Norma Martini Moesch

EDUCAÇÃO. Título de professora “Honoris Causa” da Universidade Franciscana para Norma Martini Moesch - ufn-norma-honorisDa Assessoria de Comunicação da UFN, com foto de Arquivo Pessoal

A Universidade Franciscana realizará uma cerimônia de condecoração à Profª Mª Norma Martini Moesch (foto acima), que será agraciada com o título de Honoris Causa pela IES. O evento está marcado para esta terça-feira, dia 2 de abril, às 18h, no Salão de Atos do Conjunto I da UFN.

O contato entre Norma Martini Moesch e o então Centro Universitário Franciscano se deu em 1999, quando ela foi escolhida para colaborar com a IES na criação do já extinto curso de Turismo, em Santa Maria. Na trajetória de 15 anos, o curso formou 270 turismólogos, prospectando uma rede de investigadores que consagraram, pela primeira vez, os inventários turísticos dos municípios da Região Central do Rio Grande do Sul.

Conforme a homenageada, entre todas as atividades dedicadas à promoção do turismo, o título representa a função de ensinar, expressada pelo exercício da docência, o qual foi a atividade profissional que sempre norteou os seus trabalhos, até mesmo atuando na gestão de projetos.

“A docência é um espaço para pessoas que acreditam que é possível assumir o nosso papel de pessoas transformadoras, de um mundo para um mundo melhor. É preciso que se goste de gente, que se goste de pessoas, que se goste e respeite o saber, é preciso que se tenha muita vontade de desvendar o difícil, o obscuro, o pouco claro. Mas, acima de tudo, o magistério é um caso de amor. Ensinar é transbordar”, acredita a Profª Mª Norma Martini Moesch.

“Quando a conheci, no ano de 2000, no Curso de Turismo da então Unifra, encontrei uma coordenadora inspirada e inspiradora do Turismo, com uma proposta de vida pessoal e profissional fundamentada nos princípios de humanismo, espiritualidade e muita bagagem de conhecimento científico para o fazer, pensar e cuidar o Turismo. A professora Norma é uma protagonista que lança luzes em caminhos que podem ser seguidos por professores, turismólogos e pela comunidade que convive com o Turismo”, ressaltou a atual coordenadora do Curso de Mestrado em Humanidades e Linguagens – Mehl da UFN, professora Elsbeth Léia Spode Becker.

Também presidente do Colegiado do Mehl, Elsbeth afirmou que o título Honoris Causa se justifica em reconhecimento à trajetória de vida acadêmica e profissional da Profª Mª Norma Martini Moesch, pelo notório serviço à Educação Superior na formação de bacharéis em Turismo e pela sua relação efetiva no desenvolvimento regional no Estado.

Laíse Chaves, egressa do curso de Turismo da UFN, foi aluna de Norma e trabalhou por 5 anos com ela na Secretaria de Turismo de Santa Maria, o que, segundo a turismóloga, lhe rendeu uma experiência profissional incrível, além da amizade. “Norma é uma pessoa que tem uma história profissional incrível. Qualquer grande projeto de turismo ou destino turístico no Brasil teve a mão dela, de forma direta ou indireta. Participou ativamente da construção das políticas públicas de Turismo em nível nacional e estadual”, destacou.

Laíse também comentou sobre a criação do curso de Turismo, pelo qual foram pioneiros, pois era um curso de grandes capitais e não interior do estado. De acordo com ela, com o curso foi possível colocar o Turismo em pauta nas discussões de toda região Central. “Mais do que formar pensadores de Turismo, o curso formou seres humanos melhores, capazes de ver além de um cenário turístico, ver as pessoas que compõem o sistema turístico de uma localidade. Norma é uma professora nata, está sempre ensinando. Sem dúvidas essa homenagem é mais do que merecida, pelos feitos que ela teve na vida de tantas pessoas. Isso é um mérito do Turismo, que enquanto ciência, tem a capacidade de mudar vidas”, finalizou.

Honoris Causa é uma expressão em latim utilizada como um título honorífico, que significa literalmente “por causa de honra”. A honraria é concedida a personalidades científicas que tenham contribuído para o progresso das ciências, letras, artes ou esporte, e aos que tenham beneficiado o meio acadêmico e o país como um todo, entre outras contribuições.

Veja o currículo completo de Norma Martini Moesch, CLICANDO AQUI.

SERVIÇO

Título Honoris Causa à Profª Mª Norma Martini Moesch

Data: 2 de abril de 2019

Horário: 18h

Local: Salão de Atos do Prédio 1, Conjunto I da Universidade Franciscana (Rua dos Andradas, nº 1614, Centro, Santa Maria – RS)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *