EstadoPolítica

ESTADO. Metade dos cargos graúdos ainda espera por nomeação de Eduardo Leite e os aliados já se agitam

Governador Eduardo Leite nomeou apenas pouco mais de 50% das chefias de estatais e autarquias que compõem o segundo escalão

Do Correio do Povo, por  LUCAS RIVAS (Rádio Guaíba) e foto de RODGER TIMM (Palácio Piratini)

Passados os primeiros 100 dias de gestão, o governador Eduardo Leite (PSDB) nomeou pouco mais de 50% das chefias de estatais e autarquias que compõem o segundo escalão. Dos cerca de 40 órgãos vinculados a secretarias de governo, pouco mais de 20 mudaram de comando. As diretorias mais cobiçadas e consideradas estratégicas também já foram arrematadas por indicados políticos ou de perfil mais técnico.

No entanto, alguns cargos com certo destaque e protagonismo seguem sendo administrados por nomes indicados pelo ex-governador José Ivo Sartori (MDB). Isso ainda pesa na balança da base aliada, formada por mais de dez partidos, e que busca emplacar indicações.

Hoje, os cargos mais almejados estão nas diretorias técnicas do Banrisul e na presidência do Badesul, BRDE, Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e das próprias estatais CRM e Sulgás, que o Poder Executivo pretende extinguir.

Na Metroplan, a superintendência deve ficar a cargo do ex-prefeito de Rio Pardo e ex-presidente da CRM, Edvilson Brum, filiado ao MDB.

Durante a semana, Eduardo Leite confirmou Geraldo Sandri como presidente da Emater e José Arthur Martins para o comando do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, completando as indicações do segundo escalão das pastas ligadas à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

No atual governo, alguns nomes foram mantidos nos cargos, como o coronel Mário Ikeda, no comando-geral da Brigada Militar, a perita Heloísa Helena Kuser, na direção-geral do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e o engenheiro agrônomo Guinter Frantz à frente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo