Câmara de VereadoresPrefeitura

CÂMARA. Schirmer tende a repetir Valdeci e nomear líder que não é de seu partido

Maria de Lourdes e seu “pecado’: gostaria ouvir e ser ouvida

Em boa parte do seu segundo mandato, o prefeito Valdeci Oliveira teve, como líder do governo na Câmara de Vereadores, o petebista Ovídio Mayer – que viria a ser candidato a vice-prefeito na chapa governista comandada por Paulo Pimenta. Havia, se o bestunto não falha, grandes dificuldades de relacionamento entre Valdeci e a bancada petista. Esta, não raro, votava contra propostas do governo. Com uma exceção: Vilmar Galvão. Que, porém, virou secretário e levou o prefeito a escolher Mayer. Ok, ok, ok. Não foi só isso. Também havia interesse em estreitar relações com o PTB, um aliado que se aproximava.

Feita essa digressão, chegamos ao presente. Cezar Schirmer está em vias de repetir seu antecessor. No primeiro ano, tudo ok. O prefeito encontrou no suplente (que virou titular pois Tubias Calil era secretário) Cláudio Rosa o nome ideal para defender os projetos do Executivo. Inclusive um de inequívoco desgosto popular – a “taxa da luz”. Até como prêmio ao seu desempenho, com a volta de Calil, candidato à Assembléia Legislativa, ao parlamento, Rosa virou secretário de Ações Comunitárias – onde, aliás, apresenta bom desempenho.

Como Calil é candidato, e portanto não pode ficar exatamente atento às questões mais locais, e João Carlos Maciel não é considerado “confiável” pelo prefeito, dado o seu comportamento mercurial – tanto pode ser visto fazendo elogios rasgados à prefeitura quanto proferindo candentes protestos por não ser atendidos pleitos que encaminha – restava a Schirmer um nome de qualidade política, a vereadora em primeiro mandato, Maria de Lourdes Castro.

Mas eis que senão quando, a edil resolveu pedir as contas, alegando questões de natureza pessoal. É? É. Mas não apenas. Segundo fontes próximas à bancada peemedebista (e confirmada junto a gente nas redondezas do sétimo andar da prefeitura), um fator preponderante para a decisão de Maria de Lourdes seria o fato de o prefeito não dar a mínima pelota para sua (e dos aliados) bancada. Passa por cima do líder com grande facilidade – a mesma de que é acusado, bem baixinho, no próprio Centro Administrativo. Vai direto, não discute e simplesmente entrega pronto. Maria de Lourdes não está aí pra isso. Inclusive porque gostaria de ter o direito de ser ouvida e dar opinião. Coisa de quem sabe o que pensa, claro.

Resumo da ópera: o governo está sem líder formal no parlamento. Faz diferença? Sim. No mínimo para mostrar respeito à instituição. E o prefeito sabe disso. Então, quem? Boooa pergunta. Ontem, firmava-se a convicção de que já nesta terça-feira alguém será anunciado. O nome mais citado era o de Manoel Badke, do DEM, que tem sido um grande defensor do governo, mesmo sem o cargo. E pode ser ele, por que não, o Ovídio do Schirmer. A conferir!

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo