PolíticaSanta Maria

LÁ DO FUNDO. Tubias e Diretório, menos disputa no PP, João Luiz em SM?, Harrisson, Pozzobom e o MDB

Por CLAUDEMIR PEREIRA (com foto de Divulgação), Editor do Site

– Tubias Calil soube que estaria no Diretório Estadual do MDB quase na véspera da definição da chapa, em 29 de março. Um telefonema graúdo da capital pedia que assinasse autorização específica à inclusão na chapa.

– Que se diga: ele deve sentir-se particularmente feliz, pois foi o único santa-mariense do partido a receber telefonema de Porto Alegre por aqueles dias.

– Por sinal, Calil, ainda que tenha feito um punhado de contatos pluripartidários, deverá mesmo ser candidato a vereador, buscando ser o campeão de votos no partido.

– Outro que deverá buscar novo mandato na Câmara de Vereadores é o atual secretário de Saúde, Francisco Harrisson. Tido como provável candidato a prefeito, declinou da possibilidade. Antes o certo que o duvidoso – lhe aconselharam.

– Disputa no PP tende a arrefecer, depois da desistência de Cida Brizola, que anunciou apoio a Mauro Bakof para presidir o partido. Ele, por conta disso, não concorrerá mais a vereador.

– Ainda que de uma postura claramente em relação ao governo, avalia-se internamente que a possibilidade de candidatura solita à Prefeitura perde espaço. A conferir.

– A colocação de outdoors (imagem acima) por rodovias da região central e da fronteira-oeste não é apenas um ato solidário a João Luiz Vargas, absolvido no processo criminal da Operação Rodin.

– É, mais que tudo, um ato político. Vinculado ao Brizolismo em geral e ao PDT em particular, Vargas ensaia claramente um retorno às disputas eleitorais. Pelo menos no pedetismo.

– Haveria gente de Santa Maria, inclusive, articulando convite a Vargas para que transfira seu título de São Sepé e, acredite, concorra a presidente do Partido em Santa Maria na convenção prevista para setembro.

– O mais provável porém, se ele mantiver mesmo a disposição de participar ativamente do processo eleitoral, é que concorra em São Sepé, onde o partido só perde eleições desde que Vargas deixou de ser deputado, em 2003.

– O Novo está se transformando, pelo menos em Santa Maria, na linguagem futebolística, no América Mineiro ou no América Carioca. É o segundo time de todos que jogam na Centro-Direita.

– Isso não significa adesão, só torcida, mesmo. Se bem que, não é demais lembrar, o América das Minas Gerais foi campeão outro dia. E o do Rio também já ganhou títulos – ainda que antanho.

– Para fechar, o comentário de um veterano observador das coisas políticas daqui, dali e d’alhures: por que Jorge Pozzobom precisaria do MDB em 2020? Como assim?

– Ora, segue o analista, para que ter junto o MDB e seus problemas internos, se terá o apoio dele no segundo turno em qualquer circunstância e depois, com alguns cargos, também o terá no governo?

– Pooois é.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Somente o dia 29 ???? ….ora ilustres leitores deste site….voces acreditam em papai noel ? ou melhor já que esta bem pertinho acreditam no coelhinho de pascoa ? por isso que nesse politico não dá para confiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo