PolíticaSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Colheita da soja, Assembleia e privatização, saúde em Camobi, Bolsonaro em Israel…

Faz parte da celebração jogar para o alto os primeiros grãos colhidos pela máquina na festividade (foto Itamar Aguiar/Palácio Piratini)

* Tupanciretã, conhecida como a capital gaúcha da soja, por ser o maior produtor do grão no Rio Grande, sediou neste sábado a 12ª Abertura Oficial da Colheita.

* O evento, como registra o site do Governo do Estado (AQUI), foi realizado no Complexo Tupanciretã, uma área de 200 hectares com lavoura experimental da prefeitura.

* Lá esteve um punhado de autoridades públicas e privadas, inclusive o governador do Estado, Eduardo Leite, e o secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho.

* Para além da própria solenidade, uma informação relevantíssima conforme levantamentos oficiais, para começar, o Rio Grande do Sul só perde para Mato Grosso, entre os maiores produtores brasileiros.

* E, ainda mais importante, a expectativa da safra 2018/2019 indica aumento na produção de 9%, com 18,7 milhões de toneladas. Se for concretizada, será segunda maior da história do RS.

* Um passo decisivo para a intenção do governo do Estado, de acabar com a necessidade de plebiscito para privatizar a Sulgás, a CRM e a CEEE, poderá ser dado nesta semana.

* Está previsto para a manhã desta terça, a reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, que irá votar (e, ao que tudo indica, aprovar) o parecer favorável à proposta.

* Depois desse procedimento regimental, a chamada oficialmente PEC 272/2019 estará apta a ser apreciada pelo plenário do parlamento gaúcho.

* O presidente Jair Bolsonaro já está em Israel, onde chegou na manhã de domingo. Lá, entre outros assuntos, tratará do estudo, por brasileiros, de técnicas de irrigação.

* Antes de viajar, ainda no sábado, Bolsonaro explicou suas intenções em vídeo divulgado no Twitter. Técnicas de irrigação e de aquicultura no deserto, segundo o Presidente, estarão na pauta.

* Nesta segunda-feira, serão retomados os atendimentos domicilares de saúde realizados pela Prefeitura e que foram interrompidos entre quinta-feira e sexta, em Camobi.

* Tudo isso depois do bafafá e dos constrangimentos inclusive físicos aos profissionais de saúde, por conta de uma “fake news” compartilhada nas redes sociais.

* A suspensão, relembre-se, se deu por conta da insegurança para os profissionais de saúde que atuam naquela região (Mais detalhes AQUI).

* Projeto do vereador Juliano Soares modifica o Código de Posturas do Município, incluindo “gestantes e mulheres com crianças de colo” na reserva de vagas de estacionamento em Santa Maria.

* O assunto (e a proposta de alteração da lei) será objeto de uma audiência pública marcada para as 10 da manhã de 3 de abril, quarta-feira.

* A iniciativa é da Comissão Especial que trata da proposta e que é formada, além de Soares (que a preside), também por Adelar Vargas (vice-presidente) e Leopoldo Ochulaki.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Pena que toda essa soja já não poderá ir para a China, já que o Bolsonaro arrumou encrenca com eles e abriu caminho para que os americanos vendam para os orientais…

    Já dá pra dizer beeeeeeeeeeeem feito?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo