CulturaJornalismoMemória

MEMÓRIA. Luto pela morte do jornalista e escritor José Bicca Larré. Sepultamento será amanhã, em SM

A cultura e o jornalismo santa-mariense estão de luto, com a morte, na noite de ontem, em Porto Alegre, do jornalista e escritor José Bicca Larré, aos 89 anos. Ele estava no Hospital Moinhos de Vento e buscava recuperação de uma cirurgia feita no começo da semana, como registra material originalmente publicado no portal GaúchaZH.  O velório acontece, segundo o texto,na capela 1 do HC e o sepultamento ocorre amanha, às 10 da manhã, no Cemitério Jardim Santa Rita.

Larré, que por mais de 60 anos residiu em Santa Maria, oriundo de Alegrete, trabalhou num punhado de veículos de comunicação locais. Nos últimos anos, foi cronista semanal do jornal Diário de Santa Maria. A partida dele comove os que se envolvem em jornalismo e cultura na cidade. Era integrante da Academia Santa-Mariense de Letras, tendo composto o grupo fundador, inclusive com sua segunda esposa, a professora e cronista Ruth Larré, falecida há cerca de dois anos.

A seguir você confere, respectivamente, um extrato do texto de Gaúcha ZH, inclusive com a palavra de um dos filhos, o colega jornalista Ludwig Larré, e a nota distribuída pela Superintendência de Comunicação da Prefeitura, acerca da decretação do Luto Oficial em Santa Maria. Acompanhe:

Antes, parte do texto do veículo do Grupo RBS (a íntegra, AQUI), com detalhes da família de Bicca Larré:

“…Com a primeira esposa, Zeny Dornelles Larré, teve os filhos Maria Cristina, José Junior (falecido), Marcos Eugênio e Rosa Helena. Do segundo casamento, com Ruth Farias Larré, constituiu família ao lado dos filhos Ludwig, Flávio (falecido) e Gustavo. Viúvo pela segunda vez, teve como companheira Gladis Bicca Laydner, com que vivia em Porto Alegre nos últimos anos.

O jornalista deixa também o filho adotivo, Thiago Silberchlach de Moraes, os netos, Patrick, Vanessa, Luana, José Neto, Eduardo, Zípora e Helena e os bisnetos Lara, Júlia, Antônio, Laura, Martin, Benício e Théo, além do genro, Veriano, e das noras, Elza, Idalina, Maristela e Adriana.

— Para a família, foi um homem que construiu a história como jornalista, como escritor e por sua participação política — ressalta o filho.”

Agora, o material distribuído pela Superintendência de Comunicação da Prefeitura, com foto de Arquivo Pessoal:

Prefeitura Municipal decreta luto oficial de um dia pela morte do escritor José Bicca Larré

Com pesar, a Prefeitura de Santa Maria decretou, nesta quinta-feira (18), luto oficial de um dia pelo falecimento do escritor José Bicca Larré, 89 anos. Reconhecido por sua atuação como cronista e jornalista, Bicca Larré ocupava a cadeira número 04 da Academia Santa-Mariense de Letras. Em 2008, ele foi o patrono da Feira do Livro de Santa Maria.

José Bicca Larré morreu na noite desta quarta-feira no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. O velório ocorre  nesta quinta-feira na capela 1 do Hospital de Caridade e o corpo será sepultado em Santa Maria, no Cemitério Santa Rita de Cássia, na sexta-feira (19), às 10h.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo