Arquivo

Por outro lado. Já no Brasil, há quem se preocupe com essa “lulomania”. E nem é da oposição

Se quem escreve ou fala é da oposição, leva-se a sério. Mas relativiza. Afinal, não seria de esperar, numa democracia, que quem está do outro lado fique a inflar (ainda mais) os seus oponentes. E é assim mesmo que tem que ser. No entanto, há gente que não é oposicionista (nem governista) que procura ir além dos números de uma pesquisa de opinião.

 

O fato é, obviamente, o levantamento do instituto Sensus, que conferiu popularidade recorde ao presidente da República e ao seu governo. Um dos críticos independentes é o jornalista e escritor Celso Lungaretti. Vale a pena ler, para concordar ou não, o artigo que ele publica no sítio especializado Congresso em Foco. Acompanhe:

 

“Democracia instantânea” é uma falácia perigosa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 68,8% de avaliação positiva. 44,1% dos eleitores admitiram a possibilidade de votar no candidato por ele apoiado ou indicado. 15,5% votarão incondicionalmente no candidato por ele apoiado ou indicado.

 

Estes dados de uma pesquisa de opinião constituem o principal fato político da semana, se fiarmo-nos nos critérios da grande imprensa. São repetidos à exaustão e levados em conta na maioria das análises do quadro nacional, o que, como num círculo vicioso, faz aumentar ainda mais a popularidade presidencial.

 

Poucos se dão conta de que a democracia nasceu com os cidadãos decidindo periodicamente os assuntos relevantes por meio de votações em praça pública e hoje é exercida com os cidadãos colocando periodicamente seus votos em urnas.

 

A democracia instantânea é uma falácia perigosa, engendrada pela influência mesmerizante da indústria cultural. Pega o flagrante de um momento e lhe confere importância desmesurada, o que acaba por…”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra do artigo “Democracia instantânea é uma falácia perigosa”, de Celso Lungaretti, publicado no sítio Congresso em Foco.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo