Câmara de VereadoresPolíticaPrefeitura

CÂMARA. Por 12 votos a 5, parlamentares rejeitam uma nova denúncia contra Prefeito Jorge Pozzobom

Por MAIQUEL ROSAURO (com imagem de Reprodução), da Equipe do Site

Além de não ter obtido resposta no tempo hábil, Valdir Oliveira indica que propaganda da Prefeitura é “enganosa”. Peça publicitária anunciou que creches até hoje não abertas estariam em funcionamento no início do ano

Pela segunda sessão consecutiva, os vereadores de Santa Maria trancaram uma denúncia contra o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB). O denunciante, desta vez, foi o líder da oposição Valdir Oliveira (PT), que acusou o chefe do Executivo de ter cometido uma infração político-administrativa.

Conforme Valdir, a Prefeitura não respondeu um Pedido de Informação de sua autoria, protocolado em 14 de março, no qual reivindicava cópia de peças de publicitárias divulgadas pelo Município, entre janeiro e março. Além disso, também solicitava cópia do contrato celebrado entre o Executivo e a agência responsável pelas propagandas.

“O Regimento Interno da Câmara, a Lei Orgânica e a Constituição dizem que o Município tem um prazo de 15 dias, prorrogados por mais 15, para dar uma resposta ao Poder Legislativo. E, caso não responda ou omita informações, estará cometendo uma infração político-administrativa”, justificou Valdir.

Na tribuna, o petista também alegou que a propaganda do governo é enganosa. Uma das peças mostradas no Parlamento anuncia que as creches Cipriano Rocha e Vila Brenner estariam funcionando no início do ano. Porém, até o momento, elas ainda não foram inauguradas.

Valdir disse ainda que a resposta ao seu Pedido de Informação foi entregue apenas na manhã dessa terça (28). Em seguida, por ser o proponente da denúncia e estar, automaticamente, impedido de votar, o parlamentar deixou o cargo. Por alguns minutos, assumiu a vaga o psicólogo Alex Monaiar, primeiro suplente do PT.

Por 12 votos a 5, os parlamentares decidiram não dar prosseguimento à denúncia. Uma das justificativas mais contundentes foi a da vereadora Deili Silva (PTB).

“Mais uma vez a Lei Orgânica e o Regimento Interno não foram respeitados e nós assinamos embaixo. O prefeito Jorge Pozzobom está extremamente mal assessorado”, advertiu Deili.

Já o líder do governo na Casa, Cezar Gehm (MDB), reconheceu o erro do Município ao extrapolar o prazo para responder ao vereador, mas destacou que a Prefeitura não se omitiu e jamais deixou de responder qualquer questionamento.

“Conversamos com todos os gestores do nosso município e vamos corrigir todas as questões. Doravante, isso não irá acontecer”, prometeu Gehm.

Denúncia anterior

Na quinta (23), por unanimidade, os vereadores rejeitaram denúncia do líder comunitário José Francisco da Silva, o Maranhão, contra o prefeito. A acusação indicava falhas na fiscalização do aterro sanitário, com caminhões carregados com terra. Uma comissão especial do Parlamento foi formada para investigar o caso (AQUI).

Como os vereadores votaram nesta terça (28)

Favoráveis à aceitação da denúncia: Daniel Diniz (PT), Alex Monaiar (PT), Deili Silva (PTB), Luciano Guerra (PT) e Jorge Trindade (REDE).

Contrários à aceitação: Cida Brizola (PP), Ovidio Mayer (PTB), Leopoldo Ochulaki – Alemão do Gás (PSB), Luci Duartes – Tia da Moto (PDT), João Ricardo Vargas (PSDB), Manoel Badke – Maneco (DEM), Admar Pozzobom (PSDB), Cezar Gehm (MDB), João Kaus (MDB), Vanderlei Araujo (PP), Lorena Santos (PSDB) e Juliano Soares (PSDB).

Ausentes: Alexandre Vargas (PRB), Adelar Vargas – Bolinha (MDB) e Marion Mortari (PSD), em viagem à Brasília; e Celita da Silva (PT), em atividade oficial.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo