Arquivo

Memória. Nos dois anos de sua ausência, as grandes lições de Dom Ivo, pela irmã Lourdes Dill

Tirando este (nem sempre) humilde sítio, que registrou o fato na seção “Não custa lembrar” (releia aqui), os dois anos de ausência do bispo emérito Dom Ivo Lorscheister, morto em 5 de março de 2007, passou incólume pela mídia santa-mariense. Trata-se, com certeza, num dos grandes nomes de Santa Maria na segunda metade do século passado.

 

De todo modo, houve quem não esquecesse. Um exemplo é a Irmã Lourdes Dill, coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, aliás uma criação de Dom Ivo. É dela uma série de textos distribuídos via internet, entre anteontem e ontem. Um deles tomo a liberdade de reproduzir a seguir. Confira:

 

“AS GRANDES LIÇÕES DE DOM IVO

Dom Ivo, o profeta e gigante da esperança e o cidadão do mundo.

 

Dom Ivo audacioso, com posições firmes e prudentes, mas convictas tomou muitas decisões e iniciativas de cunho Pastoral, quer na Evangelização e na linha do campo da Promoção Humana e Social. As inúmeras obras, por ele idealizadas e implementadas, atestam a grandeza de seus horizontes e a sua capacidade empreendedora a serviço da Vida   e da Esperança do Povo de Deus, na trajetória dos seus quase 80 anos de vida, bem vivida e 33 anos na Diocese de Santa Maria.

 

Entre as grandes lições que Dom Ivo nos deixou, queremos destacar a sua dedicação e empenho no Social e na Opção pelos mais excluídos/as da Sociedade. Ele foi um grande defensor da Cáritas Brasileira e do RS; a serviço da Caridade Organizada e Transformadora,  fundou o BANCO DA ESPERANÇA, PROJETO ESPERANÇA/COOESPERANÇA e a TEIA ESPERANÇA, defendeu a Reforma Agrária, a recuperação dos Dependentes Químicos, os Catadores/as, Povos Indígenas, os Jovens, as Crianças, os Negros, as Mulheres e todas as formas de Organização Popular e Inclusão Social e Cidadã.

 

Foi fundador, parceiro e participou ativamente das 31 Feiras da Primavera, das 13 Feiras do Cooperativismo,  das duas Feiras de Economia Popular Solidária do Mercosul, dos  desdobramentos de todo Trabalho de Economia Solidária, do Cooperativismo e da Agricultura Familiar, FEIRÃO COLONIAL, Eventos e Organizações Sociais e Populares, Romarias da Terra, da Água e do Trabalhador/a e foi o grande incentivador da Romaria Estadual da Medianeira e muitíssimas outras ações na Comunicação Social e em outras  frentes.

 

Algumas frases de Dom Ivo que dão “força e  coragem” para nossa caminhada:

“NÃO DEIXE A ESPERANÇA MORRER EM VOCʔ

“FORÇA E CORAGEM”

“VAI… ENVOLVE O MUNDO NA ESPERANÇA”.

 

Obrigado Dom Ivo, pelas suas grandes lições de Vida e de Esperança.

 

Irmã Lourdes Dill

Coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança”

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo