HabitaçãoHistóriaPrefeitura

CIDADE. Proteção do patrimônio histórico reúne o coletivo Memória Ativa e integrantes da Prefeitura

Construção da lei de proteção ao patrimônio é debatida pela Prefeitura e instituições preservacionistas, em reunião nesta terça-feira

Por MANUELA VASCONCELLOS (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria da Prefeitura

Uma importante ferramenta para guiar a preservação cultural de Santa Maria está sendo elaborada pela Prefeitura. O projeto de lei que estabelece a legislação de construções locais com valores históricos foi tema de reunião que ocorreu na manhã desta terça-feira (28), na sede do Instituto de Planejamento (Iplan). Temas como a isenção de impostos e a preservação imaterial estiveram entre os assuntos.

O presidente do Iplan, Daniel Pereyron, o secretário de Gestão e Modernização Administrativa, Marco Mascarenhas, e a Procuradora Geral do Município, Rossana Boeira, receberam representantes do Coletivo Memória Ativa e do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Santa Maria (Comphic).

“Precisamos construir um texto consolidado e que seja do entendimento dos secretários, dos vereadores e da população, evitando alterações que não foram discutidas antes”, afirma a Procuradora Rossana Boeira.

Para o presidente do Iplan, Daniel Pereyron, a ideia é estabelecer uma aproximação com as instituições para que se elabore uma lei adequada para a realidade do Município. A iniciativa também é apoiada pelo secretário de Gestão e Modernização Administrativa.

“Precisamos nos antecipar aos aspectos legais com o objetivo de que a lei seja bem feita devido à complexidade da questão histórica e de preservação”, afirma Marco Mascarenhas.

O vereador Valdir Oliveira também acompanhou a reunião. Ele preside a comissão especial do Legislativo que trata da preservação cultural e que fez o pedido de realização do encontro.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo