Destaque

É HISTÓRIA. Há 161 anos era registrada a primeira polêmica da Villa de Santa Maria da Boca do Monte

Trecho da ata da sessão de instalação da Câmara Municipal da nova Villa de Santa Maria da Boca do Monte. Foto Reprodução

Por Maiquel Rosauro

Santa Maria comemorou na sexta-feira (17) seu 161º aniversário de emancipação-político administrativa. Ou seja, em 17 de maio de 1858 era lavrada ata de instalação da Câmara Municipal da nova Villa de Santa Maria da Boca do Monte, com a posse dos primeiros vereadores. No dia seguinte, ocorreu a primeira sessão ordinária e, junto, a primeira polêmica.

O ato inicial dos vereadores foi a nomeação dos empregados do Paço Municipal, com os cidadãos Joaquim Thomás de Bem Salinas, como secretário; Antonio Bento da Fontoura, como procurador; José Antonio Borja de Santa Anna, para fiscal; e, para porteiro, João Vieira Soares.

Contudo, o vereador Francisco de Miranda não concordou com a forma como ocorreu a nomeação do secretário e do procurador.

Em tempo= Neste acto foi requerido pelo Vereador Miranda que se declarasse na acta que elle não concordou na maneira a seo vêr erregular porque esta Camara procedeo na nomeação do Secretario e procurador visto não terem sido estas nomeações precedidas de editaes de convite, e mais ainda por não terem sido feitas por escrutinio secreto, como é de uso e custume. E para constar lavrei a prezente declaratoria. Eu Joaquim Thomás de Bem Salinas Secretario a escrevy“, aponta trecho da ata da primeira sessão ordinária, de 18 de maio de 1858.

Conforme a arquivista da Câmara de Vereadores, Jara Silveira, o reclamante teria razão em sua demanda.

“Ele (Miranda) queria que fosse publicado o edital em praça pública para inscreverem os nomes, como se fosse uma indicação. Depois, por voto secreto, eles decidiam quem deveria cumprir as funções na Casa. Os editais eram divulgados em praça pública àquela época”, relata Jara.

Na sessão seguinte, Miranda e também o vereador Joaquim Moreira Lopes votaram contra a aprovação da ata da primeira sessão.

“Chama atenção o fato de que o secretário (Salinas) que redigiu a primeira ata acabou registrando um apontamento contra ele mesmo”, comenta Jara.

À época, segundo Jara, as sessões ocorriam em um prédio onde hoje fica o Calçadão de Santa Maria. A atual sede da Câmara de Vereadores, na Rua Vale Machado, foi inaugurada apenas em 7 de setembro de 1895, local onde funcionava a Intendência Municipal, quartel da guarda, cadeia… Mas esta é uma história para um outro sábado.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo