PolíticaSanta Maria

LÁ DO FUNDO. Tubias é candidato?, impeachment, mudanças na Fase, interino ou titular, NOVO e 2020…

Por CLAUDEMIR PEREIRA (com foto de Reprodução/Facebook), Editor do Site

– Ainda que com um riso misterioso de internet, Tubias Calil, declarou, peremptoriamente. “Não sou candidato” (em 2020). E acrescentou, na linha seguinte: “a vereador”.

– É possível supor que o ex-vereador e ex-secretário de Infra-EStrutura no governo de Cezar Schirmer, agora de novo eleitor em Porto Alegre, seja candidato a outra coisa?

– Claro que é. Tanto a prefeito quanto a vice, numa eventual composição ou, mesmo, em chapa “pura” do MDB. Mas não é o que imagina este escriba.

– Calil, de fato, não é candidato a vereador. Hoje. Já daqui um ano, quando as convenções assim determinarem, ou mesmo antes, tudo é possível. Inclusive nada.

Orion Ponsi deixou a Diretoria de Trânsito e foi para o lugar de João Ricardo Vargas, na Mobilidade Urbana. Dúvida: interino ou titular?

– A interinidade de Orion Ponsi, na secretaria de Mobilidade Urbana, em lugar de João Ricardo Vargas, pode virar titularidade. Assim como já ocorreu antes, com outros provisórios secretários.

– O fato é que, noves for a as negativas, superados os problemas que marcaram a relação entre Vargas e o governo, no início do ano, a volta dele à Câmara pegou (quase) todos de surpresa.

– Baixada a poeira, e encontrado um lugar de visibilidade política para um aliado de fé, André Domingues, que deixou a Câmara, a tendência, diz-se hoje, é a manutenção de Ponsi.

– Ainda sobre o pedido de impeachment que virou uma comissão de investigação composta por vereadores do governo (dois) e oposição (um).

– Está mais que na hora de se atentar para a credibilidade de uns e outros. Que, no entanto, são usados por quem não tem coragem de assumir o ato que busca apenas o desgaste do adversário.

– No caso específico, ficou bastante claro haver o tal de “fogo amigo”. E ninguém, inclusive a oposição quis entrar na fria. Consta que haverá consequências para aliados nem tão aliados assim. Aguardemos.

– Esta chega através de graduada fonte tucana na comuna: ao longo desta semana, o governador Eduardo Leite nomeará os novos presidentes de duas importantes Fundações.

– São elas a Faders (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência) e a Fase (Fundação de Atendimento Sócioeducativo).

– Haverá influência direta na política santa-mariense, no caso da Fase. O atual presidente é o ex-presidente do MDB, Robson Zinn. Ele deverá ser substituído por Farelo Almeida.

– Almeida, que concorreu (e fez mais de 13 mil votos) a deputado estadual pelo PR, antes havia sido prefeito de São Borja, quando filiado ao PDT.

– Já na Faders, o nome a ser oficializado nesta semana é Marquinho Lang, hoje filiado ao PRB, mas que já foi deputado pelo Democratas.

– O NOVO elegeu dois deputados estaduais, inclusive o santa-mariense Giuseppe Riesgo. E, agora, possui legítimas ambições para 2020, na busca por votos para a agremiação que defende o liberalismo.

– Dito isto, em Santa Maria a situação não é exatamente tranquila. Há a ideia de lançar candidato a prefeito e elaborar chapa também para o Legislativo. Mas, pelo menos por enquanto, faltam quadros.

– Ah, o deputado Riesgo não está na lista de concorrentes a prefeito. Ninguém duvida, porém, que existam os que gostariam de vê-lo mudar de ideia. E talvez até trabalhem para isso.

– Para fechar: Roberto Fantinel, hoje na assessoria de Osmar Terra no Ministério da Cidadania, é citado regularmente como possível candidato em Santa Maria. A prefeito, inclusive.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo