PolíticaSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Privatização, senador/Cacism, campanha da UFSM, a Duplicação e Pains, Travessia…

* Se nada extraordinário houver, a Assembleia Legislativa deve confirmar em sua sessão deliberativa desta terça-feira a aprovação da possibilidade de privatização de três estatais.

* Esse é um dos grandes destaques da semana parlamentar, como você pode conferir na agenda do parlamento gaúcho (AQUI).

* Na votação em primeiro turno, há duas semanas, a PEC 272, que retira a exigência de plebiscito para a venda das estatais CEEE, Sulgás e CRM, foi aprovada por 40 votos a 13.

* Ultrapassada essa etapa, o governo do Estado, para efetivamente privatizar as empresas terá, ainda, que apresentar projeto de lei específico para cada uma delas.

* Com isso, imagina-se que o processo se estenda por pelo menos mais seis meses, antes de o Palácio Piratini de fato efetuar o processo de venda das três empresas.

* Com o anunciado corte linear de 30% das verbas orçamentárias das Universidades e Institutos Federais, as instituições públicas começam a mobilizar a sociedade.

* No caso da UFSM, primeiramente nas redes sociais, já está em curso a campanha de valorização da instituição, inclusive com a participação direta do reitor Paulo Burmann.

* A ideia é de que todos sejam convidados a postar, na internet, videos, fotos e depoimentos destacando o papel da UFSM em sua formação e trajetórias de vida.

* Há o incentivo, que, por sinal, está funcionando bastante bem, para a utilização das hashtags #SouUFSM (na foto ao lado, ostentada por Burmann) e #DefendoaUniversidadePública.

* Para o próximo final de semana a campanha avança também para os espaços públicos, inclusive com um momento de interação comunitária na Feira do Livro, na Praça Saldanha Marinho.

* Conforme material da Assessoria de Imprensa do Gabinete do Reitor (AQUI), no domingo, dia 12, o Viva o Campos terá também uma edição especial de valorização da Universidade.

* O Senador Luiz Carlos Heinze (PP) é o convidado da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) para o próximo dia 20, na reunião almoço “Meio Dia em Pauta”.

* O evento com Heinze será no Hotel Itaimbé. Ele falará sobre “Perspectivas para o Estado e o País”. Para almoçar e ouvir o senador, o convite custa R$ 60, que pode ser adquirido na Cacism.

* A Superintendência Regional do DNIT pretende, a partir das 8 da manhã desta segunda, que os acessos à BR-287/RS, pela rua Capitão Vasco da Cunha sejam totalmente bloqueados.

* O semáforo ali existente vai para o cruzamento com a rua Santa Catarina. A entrada e saída do bairro deverá realizada via rotas alternativas como avenida Rio Branco e rua das Bergamoteiras.  

* Todo aquele trecho foi sinalizado e as alterações acertadas com a Secretaria de Mobilidade Urbana. As intervenções são necessárias para dar início ao trabalho de construção da passagem inferior da Vasco da Cunha, prevista no projeto em execução da Travessia Urbana.

* Para fechar, uma manifestação interessante do professor do Departamento de Ciências Sociais da UFSM, Dejalma Cremonese, no Twitter:

* – “O pessoal pedindo a duplicação da RSC 287 e não conseguem terminar o acesso à UFSM, de 1,5 km via estrada do Pains.”.

* O docente da Universidade, obviamente, estava se referindo ao movimento que pede a duplicação da RSC 287, inclusive da FAixa Nova para Camobi.

* Que se diga: as reivindicações da comunidade estão corretas. Mas não excluem o que afirma o professor que, como muitos, quer um acesso decente pela estrada do Pains.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. ‘Comunidade’ vai dormir mais tranquila, descobriu que suas reinvindicações são corretas. Grande maioria da população, que não usa o acesso pelos Pains, que nem sabia que existia, está pouco se lixando para o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo