PolíticaSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Troco municipal, Segurança, Revogaço, autismo, Maio Amarelo, noite esclerosada…

* Noves fora eventuais projetos a ser votados, moções a apreciar ou mesmo solicitações de licença para viajar, o grande assunto na Câmara, nesta semana, é o troco municipal.

* Sim, está marcada para as 9 da manhã desta terça, no Plenarinho, a audiência pública em que a Prefeitura irá “demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais” do primeiro quadrimestre.

* Desenhando: o governo irá dizer quanto recebeu, de onde recebeu e para onde foi o troco municipal ao longo dos quatro primeiros meses do ano.

* Além do Observatório Social e outras pessoas da comunidade, afora os responsáveis pela área ecnômica na Prefeitura, imagina-se que pelo menos um grupo de vereadores compareça.

* No caso, claro, e sem prejuízo dos demais (que também deveriam aparecer), os cinco integrantes da Comissão de Oçamento e Finanças da Câmara, não por acaso a convocadora do debate.

* Já na Assembleia, há a expectativa de, na terça-feira, após ao menos duas semanas de adiamento (por falta de quorum), os deputados votem duas importantes propostas que lá tramitam.

* A aprovação dos nomes dos novos dirigentes do Banrisul é uma delas. Outra, e mais importante para a sociedade gaúcha, é a decisão sobre o aumento no Salário Mínimo Regional.

* Antes disso, porém, nesta segunda, será instalada a Frente Parlamentar para Revisão Legal, proposta pelo deputado estadual santa-mariense Giuseppe Riesgo (Novo).

* Apelidada de “Frente do Revogaço”, o colegiado, que tem apoio de cerca de 20 deputados, pretende rever as cerca de 10,8 mil leis ordinárias do Estado. Para saber mais acerca da Frente, clique AQUI.

* Mais uma ação do “Maio Amarelo” (para conscientização dos motoristas no trânsito) movimentou o centro, na manhã da sabatina.

* Agentes de trânsito, militares do Exército e da Brigada Militar participaram da atividade que, como diz material da Prefeitura, “teve o objetivo de garantir mais educação e plena conscientização no trânsito”.

* Integrantes da equipe distribuíram panfletos (confira na foto de João Alves/AIPM), entre outras ações, como você confere no material da Assessoria de Imprensa da Prefeitura (AQUI).

* Está prevista para a manhã desta segunda, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, solenidade de entrega de viaturas e armamentos para as forças gaúchas de Segurança Pública.

* Com a presença do governador Eduardo Leite e do vice-governador e secretário de Segurança Ranolfo Vieira Jr, serão entregues 226 viaturas SUV e 46 picapes para a Brigada Militar.

* A Polícia Civil receberá 89 carabinas. Os veículos e os armamentos foram adquiridos via emenda parlamentar da bancada federal gaúcha.

* O governo do Estado também vai entregar nove caminhões ao Corpo de Bombeiros, com recursos de convênio com a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).

* A notícia proveniente do Palácio Piratini não revela os locais beneficiados. Logo, não se sabe onde entra (se entra) Santa Maria nesse evento marcado para as 10 e meia da manhã.

* Passou meio (para não dizer completamente) batido, mas ainda vale lembrar, pela importância, o que aconteceu na Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, na última quinta-feira.

* Na ocasião, esteve  no colegiado, Rosimar Somensi, mãe de uma menina de oito anos, autista, estudante no Colégio Dom Luiz Victor Sartori.

* Rosimar relatou que a filha é autista grau moderado e necessita acompanhamento de monitor na sala de aula, mas não tem contato com a assistência desse profissional.

* De acordo com a mãe, conforme informações da Assessoria de Imprensa da Câmara (AQUI), a ausência do monitor tem prejudicado a aprendizagem e o desenvolvimento da criança.

* A Comissão de Educação decidiu agendar reunião com o responsável pela educação especial na pasta de Educação, para obter informações “atualizadas sobre a contratação de monitores”.

* Organizada pela Associação dos Portadores de Esclerose Múltipla de Santa Maria (Apensmar), acontece nesta terça o show musical “Uma noite esclerosada”.

* Será no Theatro Treze de Maio, a partir das 8, e contará, mais que com a adesão, o apoio entusiasmado do intérprete Janu Uberti e seus convidados.

* Na “Noite Esclerosada com Janu e Convidados” haverá a oportunidade, entende a Apensmar, de mostrar ser possível pacientes desfrutarem da vida social.

* No evento também se apresentará um vídeo sobre Esclerose Múltipla (EM) e haverá a possibilidade de o público interagir com alguns sintomas da doença reproduzidos mecanicamente.

* “Uma Noite Esclerosada…”, espetáculo beneficente, tem preços bem em conta para os interessados: 15 pilas antecipados, 20 na hora. Ah, e 10% da arrecadação serão destinados ao projeto Soparceiro.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo