CidadaniaSaúde

AUTISMO. Transtorno que atinge cerca de 241 mil crianças brasileiras. Saiba um pouco mais sobre ele

Por BRUNA MILANI (com fotos de Arquivo Pessoal), Especial para o Site (*)

Gracieli e seu filho Ângelo. Ele tem rotina de criança normal, diz a mãe

Não manter o contato visual por mais de dois segundos, não atender pelo nome ao ser chamado(a), ter a mania de alinhar os objetos e não falar ou não fazer gestos para mostrar algo. São algumas das características apresentadas pelo Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), conhecido por autismo. Também engloba o Transtorno de Asperger, Transtorno desintegrativo da Infância e Transtorno Global ou invasivo. Estima-se que no Brasil, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existam aproximadamente 38 milhões de crianças e dessas, pelo menos 241 mil são autistas. A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) afirma que, a cada 160 crianças, uma faça parte do espectro, que varia entre leve, moderado e severo.

A sigla inglesa DMS-5, o Diagnostic and Statistical Manual, que significa o diagnóstico estatística e o número 5, elaborado pela Associação Americana de Psquiatria, por já terem sido feitas cinco revisões, abrange os transtornos mentais. Conforme a educadora especial Ana Carolina Michelon Silveira, 23 anos, é necessário ressaltar que todas as pessoas com o transtorno do espectro do autismo merecem respeito, a maneira como entendem de estar no mundo. “Saber se colocar no lugar do outro e nunca rotular qualquer comportamento que fuja da norma”, afirma.

Para Ana Carolina, o diagnóstico feito antes dos três anos de idade apresenta suma relevância, pois é normalmente nesse período que a criança está se desenvolvendo com relação ao mundo. “A educação especial entra na vida dessa criança para servir de inclusão dentro da escola, de maneira individual, complementando o que foi feito dentro da sala de aula e dentro do ambiente residencial”, explica.

Ana Carolina Michelon e a importância de entender o mundo autista

O diagnóstico do transtorno é essencialmente clínico, baseado em três critérios estabelecidos pelo Manual Diagnóstico e Estatísticos de Transtornos Mentais, o DMS- V, que são:

– Déficits persistentes na comunicação social e nas interações sociais

– Déficits nas expressões através das comunicação verbal e não verbal

– Repetição de comportamento

O filho da professora de matemática Gracieli Benetti Folleto, 38 anos, foi diagnosticado com autismo leve com um ano e quatro meses de idade. “Ele não atendia pelo nome, não apontava com o dedo e não mantinha contato visual. A pediatra sugeriu que ele poderia estar dentro do espectro autista. O levamos em dois neurologistas que o diagnosticaram”, relata.

A rotina de Ângelo, 9 anos de idade, é de uma criança normal, conforme a mãe Gracieli. “Ele está no ano letivo da idade dele, é muito inteligente. Aprendeu a ler e a escrever em inglês sozinho”, comentou. Ainda de acordo com Gracielli, o filho é carinhoso com a família, mas prefere ficar sozinho e tem poucos amigos.

No mundo das celebridades, o apresentador e empresário Marcos Mion, de 39 anos, compartilha por meio das suas redes sociais, principalmente o Instagram, a sua rotina e comenta também a respeito do seu filho mais velho, que tem autismo. Mion também lançou, em 2016, o livro A Escova de Dentes Azul, que conta por meio da Cachorra da raça Golden Retriever, a Pankeka, sobre as peculiaridades do filho com relação ao natal.

Link do Instagram: https://www.instagram.com/marcosmion/

(*) Bruna Milani é acadêmica de Jornalismo da Universidade Franciscana e faz seu “estágio supervisionado” no site

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo