Santa MariaSaúde

COLUNA. Luiz Roese e o troco federal para garantir a abertura efetiva do Hospital Regional de Santa Maria

Estado quer mais dinheiro da União para o Hospital Regional

Por LUIZ ROESE (*)

O Estado já obteve em Brasília recursos da ordem de R$ 50 milhões para equipar o Hospital Regional de Santa Maria (na foto ao lado, de Luiz Chaves/Arquivo Palácio Piratini) e fazer com que atenda em três especialidades (traumato, cardiologia e neuro), com 130 leitos. Os equipamentos já estão sendo licitados.

Atualmente, o hospital funciona apenas como um ambulatório. O compromisso da atual gestão do governo estadual é transformar o Regional em um hospital, não apenas em um ambulatório.

O governo do Estado pretende pedir ainda ao Ministério da Saúde mais dinheiro. Seriam mais cerca de R$ 103 milhões por ano. A projeção é que o hospital também tenha UTI. Lembrando que a proposta original era que fosse um hospital nos moldes da Rede Sarah, e não só um ambulatório.

Quem inventou tudo foi Osmar Terra, na época secretário de Saúde do governo de Germano Rigotto. Hoje, ele é ministro da Cidadania. Poderia ajudar.

(*) Luiz Roese é Jornalista. Ele vive outra vez na boca do monte, após um lapso de tempo em que retornou a Porto Alegre, depois uma dúzia de anos em Santa Maria – onde se aquerenciou no início do século e atuou profissionalmente nos jornais Diário de Santa Maria e A Razão. Ele é colunista deste site, escrevendo às quintas-feiras.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo