EducaçãoTrabalho

DEBATE. Vem aí o VII Seminário Educação em Foco. Promoção é do Sinprosm. Confira aqui a programação!

Por PAULO ANDRÉ DUTRA, da Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Professores Municipais

O avanço do preconceito, da violência, da dificuldade de diálogo, do desrespeito às diferenças, da agressão ao meio ambiente e aos animais, todos são fatores relacionados à desumanização das relações, cada vez mais visíveis na sociedade midiatizada. Onde vamos parar? Como frear os mecanismos que tornaram esse processo mais latente?

Em sua sétima edição, o Seminário Educação em Foco, organizado pelo Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria, será um espaço para educadores de diversas áreas refletirem e proporem respostas a essas perguntas. A programação se estende de 6 a 9 de agosto no salão nobre do Clube Dores, com o tema “Por que precisamos educar a humanidade?”.

As inscrições estão abertas através do site www.sinprosm.com.br/7seminario. Não há custo para sindicalizados do Sinprosm. Para os demais interessados a taxa será de 100 reais.

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

A produção científica dos professores da rede municipal terá espaço durante o seminário. Os trabalhos serão apresentados durante as rodas de conversa, que serão espaços de trocas de experiências entre os profissionais inscritos. Cada momento terá a apresentação de 8 a 10 relatos. Os eixos serão Infâncias e suas linguagens; Educação do Campo: vivências e saberes; Tecnologias e educação; Educação Ambiental; Caminhos em Educação Especial; Leitura e encantamento na escola; Práticas de Gestão; Atividades Físicas.

A inscrição para apresentação de trabalhos durante as rodas de conversa vai até 31 de julho, também através do site. Os resumos devem ter até 1000 caracteres. Demais orientações constam do edital no site. Os trabalhos selecionados serão publicados em um e-book após a realização do seminário.

ATIVIDADES

A conferência de abertura será com a Profª Drª Carmem Maria Craidy, com o tema “A educação no Brasil hoje no contexto da crise humanitária mundial”. Ela é pedagoga professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com mestrado em Ciências da Educação pela Universidade de Paris e doutorado em Educação pela UFRGS.  Outras atividades confirmadas:

Desafios para a educação das infâncias – pautas necessárias no atual contexto educacional brasileiro, com Drª Sandra Regina Simonis Richter (UNISC) e Drª Cleonice Maria Tomazzetti (UFSCar)

Documentação Pedagógica como instrumento de prática e avaliação, com Profª Giovana Alonso (UFSCar) e Profª M.ª Niqueli Streck Machado (UFRGS)

Políticas Públicas em Educação Especial: Tempos e espaços, com Carolina Noya (UFSM)

Educação de Jovens e adultos no atual contexto educacional, com Profª Dra. Ana Paula Zimerman (Prefeitura Municipal de Santa Maria) e Profª Lenir Keller (Prefeitura Municipal de Santa Maria).

A Construção de uma Base Curricular: disputas e projetos para a Educação Básica Brasileira, com a Dra. Nara Vieira Ramos (UFSM) e M.e Rafael de Brito Vianna (UNISC)

Educar(-se) com um Olhar Sensível à Complexidade e Boniteza do Humano, com o Dr. Celso Ilgo Henz (UFSM)

Formação Sindical, com Profª Dra. Maria Isabel Almeida (USP) e Profª M.ª Cleunice Fialho (CPERS)

Previdência Pública: os impactos da mudança, com Eglon do Canto (Presidente do IPASSP)

Momento Cultural com a Cia Sorriso com Arte

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo