Arquivo

Observatório. Confira a versão original da coluna publicada neste sábado, 23 de maio

“PREFERÊNCIA POR TUBIAS, NA PREFEITURA, JÁ CAUSA DESCONFORTO EM ALIADOS”           

 

 

ATENÇÃO – A cada vez mais visível (e quem imaginava diferente?) preferência dada pela prefeitura a Tubias Calil, com espaço destacado em todos os atos administrativos, começa a esgotar a quota de tolerância de uns e outros, no Executivo.

 

 

 

“WERNER REMPEL NO PPL. POR QUE OS PETISTAS NÃO VÃO QUESTIONAR NA JUSTIÇA”

 

 

A saída de Werner Rempel em direção ao Partido Pátria Livre, do qual o vereador é um dos fundadores e dirigentes em nível estadual, oficialmente anunciada na última terça-feira, já era esperada pelos petistas. A convivência sempre foi a melhor possível, segundo variadas fontes do PT ouvidas por Observatório.

 

Inclusive por essa circunstância, mas também porque o ex-vice-prefeito municipal é considerado um aliado, tanto em nível local quanto estadual e federal, a mudança se deu em perfeita harmonia. Aliás, há até mesmo uma orientação do diretório nacional no sentido de não questionar a retirada, para criar um novo partido, dos militantes do PPL.

 

 

 

“JURADOS DO CONCURSO DE LOGOMARCA DA PREFEITURA. O ALÉM FICOU MAIS PERTO”

 

 

Um representante do curso de Designer da Unifra e um do curso de Desenho Industrial da UFSM, para corrigir o equívoco (aliás assumido pela coordenação do concurso para logomarca da atual administração municipal), substituíram os inicialmente indicados representantes dos inexistentes cursos de Artes da Federal e Designer Gráfico da Unifra.

 

A nota “Jurados do além”, publicada semana passada chateou os organizadores que, conforme contato recebido pelo repórter ainda naquele sábado, já haviam feito a correção, embora reconhecendo o erro inicial cometido.

 

Ok, ok, ok. Não se pode fazer uma tempestade em copo d’água. Mas é importante, de todo modo, quando se faz um regulamento, ter em mente aspectos como este. E isso que a coluna não tratou de outra questão: um suposto adiamento de datas, que acabou não ocorrendo e que, como Observatório apurou, impediu que vários interessados se inscrevessem em tempo.

 

Nada que desqualifique nem tire o mérito dos vencedores (até este momento não anunciados), mas enfim, houve certa frustração que poderia ter sido evitada.

 

 

 

“EM ‘ISSO É HISTÓRIA” A CRIAÇÃO DA COMARCA DE SANTA MARIA, NO SÉCULO XIX”

 

 

A seção “Isso é história!” (*)

 

“Maio, 24/1878 – É criada a comarca de Santa Maria da Boca do Monte, por Lei Provincial n° 1152, com um termo, o de São martinho, desanexado da de Cruz Alta.”

Setembro, 6/1878 – A comarca de Santa Maria é classificada em primeira entrância.

Setembro 9/1878 – É nomeado seu primeiro titular, dr. James de Oliveira Franco e Souza.

(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)

 

(*) Esta é uma nova seção permanente da coluna Observatório, inspirada a partir de uma sugestão do leitor histórico desta página, Armando Ribas.

 

 

 

“EM SETE ANOS, AS VOLTAS QUE DÁ O MUNDO DOS POLÍTICOS DA BOCA DO MONTE”

 

 

A seção “Não custa lembrar”

 

 

Em 23 de março de 2002:

 

“* Já o pequeno PL do bispo Macedo vai mesmo de Enir dos Reis (Câmara dos Deputados) e Sirlei Dalla Lana (Assembléia). Ambos contam com a bênção (e os votos de reforço na legenda) do deputado federal Paulo Gouvêa, bispo da Igreja Universal.
* Cláudio Rosa e Evandro de Barros Behr vão disputar, no voto, a vaga de candidato do PMDB/SM à Assembléia Legislativa. Cezar Schirmer foi o único federal inscrito pelo município.

* Renan Kurtz, caso eleito deputado estadual, continuará no PT? Há quem duvide. O secretário municipal de Planejamento tem confidenciado a amigos que “é o político mais traído do Brasil.”

 

Hoje:

 

Não deixa de ser, cá entre nós, curiosa essa revisita à coluna publicada há exatos sete anos e dois meses. Dos personagens citados nas notas da seção “Luneta”, só dois têm, hoje, mandato obtido nas urnas. Enir e Gouveia, por razões diferentes, estão fora da política. Sirlei e Evandro ainda militam, mas perifericamente. Renan é grande apoiador de Cezar Schirmer – que, este sim, mantém-se e, mais que isso, conquistou a prefeitura de Santa Maria. Quanto a Cláudio Rosa, que já foi opositor interno de Schirmer, hoje é o líder do prefeito na Câmara, mesmo sendo primeiro suplente no exercício do mandato. Poois é!

 

 

 

“QUEM É, MEEESMO, CONCORRENTE A DEPUTADO EM 2010. E QUEM NÃO SERÁ”

 

 

A seção “Luneta”

 

 

Luiz Figueiredo foi o candidato do PPS a deputado federal, em 2006. A pergunta: o partido dos ex-comunistas apresentar este ou outro nome para concorrer em 2010?

 

Outra questão: além do PSOL, que terá Sandra Feltrin como sua representante local para buscar vaga na Assembléia Legislativa, as outras siglas minúsculas da cidade terão nomes a apresentar?

 

No último pleito, PTB e PSB tiveram candidatos. Mas não há, aparentemente, sinal de que isso se repetirá agora. O pessoal está, ao que parece, na retranca.

 

Mesmo as candidaturas de siglas maiores têm toda a cara de balão de ensaio. É o caso do petista Jorjão, que faria dobradinha com Fabiano Pereira – este confirmadíssimo para concorrer a federal.

 

Não parece ser o caso da também petista Helen Cabral. Embora seu nome esteja disponível, ao que tudo indica será apenas uma cabo eleitoral de Paulo Pimenta. Parece.

 

Candidatos, meeesmo, no lado petista, à Assembléia, com certeza serão o ex-prefeito Valdeci Oliveira e o ex-vereador Vilmar Galvão.

 

Há quem diga, e tem cacife pra isso, que muitos nomes são lançados – e não somente no PT – muito mais para explicitar divergências internas do que por acreditarem em vitória.

 

Quem é candidato, este a deputado federal, e está mais que organizado em sua empreitada, é Nelson Marchezan Júnior, do PSDB.

 

Na última semana, seu encontro com lideranças tucanas da região reuniu em Santa Maria, conforme testemunho deste colunista, pelo menos 40 militantes. De várias comunas do centro gaúcho.

 

Jorge Pozzobom resiste à idéia de abandonar a candidatura à Câmara, optando por uma bem mais segura pretensão à Assembléia. Mas, consta, já resistiu mais.

 

De uma fonte da coluna, que perambula pelos corredores (e trabalha numa sala) do Centro Administrativo: Cezar Busatto tem procurado caminhar pela cidade. Faz bem.

 

Assembléia convocada pelo Sindicato dos Professores Municipais precisamente para o dia 27 é estratégica. Dá tempo suficiente à prefeitura para apresentar proposta de reposição salarial. E também permite maior mobilização interna.

 

Você também pode encontrar este colunista diariamente às 7h30, e ao meio dia, na rádio Antena 1; e a qualquer momento no site www.claudemirpereira.com.br.

 

 

 

“BURMANN E FELIPE, PRESTEM ATENÇÃO!”

 

 

Eleitorado da UFSM é

que vai decidir, entre

os dois, o próximo reitor

 

Não se sabe exatamente quantos, entre professores ativos e inativos, servidores idem e estudantes, irão às urnas no próximo dia 16. Mas serão milhares, certamente. Eles escolherão, entre Paulo Burmann (com Martha Adaime de vice), considerado oposicionista, e Felipe Müller (com Dalvan Reinert), identificado como sendo o representante da situação, quem será o próximo reitor da UFSM, a instituição educacional mais importante de Santa Maria.

 

Antes do pleito, haverá ainda, é o que consta, vários debates em que as duas posições serão colocadas para o eleitorado. Mas, e essa é sensação que passam aqueles com os quais o colunista têm conversado, não se está disputando um pleito em torno de idéias sobre o que deve ser a Universidade. Antes, há um embate puro e simples entre os que estão e os que querem entrar. Assim, simplesmente. Se a percepção é correta, Observatório não tem condições de avaliar. No entanto, e por isso esse texto, talvez seja importante a Burmam, Martha, Felipe e Dalvan conferir o que um eleitor (professor) disse ao colunista, esta semana:

 

– Estou pensando seriamente em votar em branco. Os apoios recebidos por Burmann não estão de acordo com o que imagino para a UFSM. E a mim não agrada a idéia de que Felipe esteja em campanha desde que assumiu como vice.

 

Só cabe, cá entre nós, aos candidatos mudar essa situação. Inclusive porque outros já disseram o mesmo ao colunista. Certamente minoritários. Mas nem por isso deve-se deixar de prestar atenção. Ou não?

 

 

 

“VOCÊ IMAGINAVA QUE ERA SÓ O BUSATTO? NÃO, A VALSERINA TAMBÉM VEIO”

 

 

Além de Cezar Busatto, cujo currículo e importância para a administração municipal são em si mesmo eloqüentes, pelo menos outra importante figura externa a Santa Maria foi recrutada pelo prefeito Cezar Schirmer. A função é, do ponto de vista formal, menor, mas sem dúvida também tem conteúdo estratégico.

 

Desde meados deste mês está incorporada ao governo, como Cargo de Confiança nível 6, a ex-prefeita de São João do Polêsine, Valserina Gassem. Ela atua junto ao Escritório da Cidade, com funções vinculada à captação de recursos nas diversas instâncias de governos, especialmente na federal.

 

Além disso, obviamente, há uma decorrência política: o prestígio inequívoco da ex-prefeita na Quarta Colônia é um reforço e tanto na candidatura à Assembléia Legislativa do também peemedebista Tubias Calil, naquela região próxima a Santa Maria.

 

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo