JudiciárioMulher

JUDICIÁRIO. Tribunal de Justiça de SC confirma júri popular para o acusado de matar Isadora Viana Costa

A jovem santa-mariense, segundo a denúncia, foi morta em Imbituba, no litoral catarinense, em 8 de maio de 2018. Isadora tinha 22 anos

Da redação do jornal NOTÍCIAS DO DIA, em Florianópolis, com foto de Arquivo Pessoal

O oficial de cartório Paulo Odilson Xisto Filho acusado de matar a namorada Isadora Viana Costa, 22 anos, em 8 de maio do ano passado, em Imbituba, será julgado pelo Tribunal do Júri por homicídio com três qualificadores: feminicídio, impossibilidade de defesa e motivo fútil. Além disso, ele responderá por fraude processual.

A decisão foi da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em matéria sob a relatoria da desembargadora Salete Silva Sommariva. Em sessão nesta terça-feira (25), o órgão julgador negou o recurso da defesa que pedia a impronúncia e a absolvição do suspeito. A modelo gaúcha, de Santa Maria (RS), morreu no apartamento do oficial de cartório.

O acusado está solto desde novembro do ano passado, quando teve a liberdade concedida pelo STF (Supremo Tribunal Federal). A determinação foi do ministro Marco Aurélio. Paulo foi preso após descumprir medidas cautelares estabelecidas pela Justiça para que ele ficasse em liberdade, que incluiam a proibição da ingestão de bebidas alcoólicas.

Durante uma averiguação na casa dele, foram encontradas garrafas de vinho e cerveja abertas. Segundo a Polícia Civil de Imbituba, Paulo também teria ameaçado o delegado responsável pelo caso. Porém, na ocasião, o ministro Marco Aurélio entendeu que as provas não eram suficientes para manter o acusado na cadeia.

O crime

Segundo o laudo pericial, a jovem foi violentamente agredida com chutes, socos e joelhadas na região do abdômen, que ocasionaram sua morte. Além disso, o exame toxicológico apontou alta concentração de cocaína em sua corrente sanguínea. Em função disso, a defesa argumenta que a vítima morreu por overdose.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, o casal passou a madrugada no consumo de bebida alcoólica e cocaína. Em determinada hora da madrugada, o oficial foi para o quarto dormir e trancou a porta. Certo tempo mais tarde, a modelo foi espiar o namorado pela sacada do quarto e achou que ele convulsionava. Desesperada, chamou alguns parentes do namorado.

Com a chegada dos familiares, o oficial de cartório acordou e a suspeita foi desfeita. A partir daí, a promotoria e a defesa apresentam diferentes versões. Para a defesa, o oficial voltou a dormir e acordou mais tarde com a namorada convulsionando em função do consumo de droga. Já a promotoria defende a tese que o constrangimento entre os familiares resultou em uma briga do casal. A partir daí, a vítima teria sido agredida violentamente.

A relatora votou pelo afastamento do motivo fútil, mas foi vencida pelos votos dos desembargadores Sérgio Rizelo, que presidiu a sessão, e Volnei Tomazini. As outras qualificadoras são feminicídio e impossibilidade de defesa. Já a decisão de manter a sentença de pronúncia do juiz Welton Rubenich, da comarca de Imbituba, foi unânime

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo