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CIÊNCIA. Tecnologia de ponta e de baixo custo para drones desenvolvida no Centro de Tecnologia/UFSM

Controle DualShock usado para controlar o quadricópitero em fase de teste
Controle “DualShock “usado para controlar o “quadricóptero” em fase de teste

Da Assessoria de Comunicação do CT/UFSM (texto e fotos)

Alunos e professores do Centro de Tecnologia da UFSM estão desenvolvendo um sistema de controle robusto e de baixo custo para Drones. O projeto é composto pelo desenvolvimento de uma placa de controle, com o objetivo de criar um sistema que dê maior autonomia ao Drone, usando sensores de unidade de movimentação inercial (IMU) e sistema de GPS.

Projeto foi desenvolvido por alunos e professores, no Centro de Tecnologia da Universidade
Projeto foi desenvolvido por alunos e professores, no Centro de Tecnologia da Universidade

A partir desta placa será possível que o Drone tenha maior estabilidade e equilíbrio, podendo efetuar vôos autônomos através de rotas programadas por um aplicativo de celular, também desenvolvido dentro do projeto.

A placa também é capaz de identificar as adversidades climáticas como vento, por exemplo, e determinar que cada motor (hélice) possa receber forças diferenciadas para manter o Drone em sua rota, sendo assim intolerante a falhas. Outra tecnologia desenvolvida é o desenvolvimento de um software para computadores capaz de simular e testar o comportamento do Drone em adversidades, dinâmicas de vôos e simulações de rotas de voo.

O uso desta tecnologia em Drones poderá servir para diversas finalidades, desde um brinquedo até um sistema de filmagem e monitoramento aéreo dotado de câmeras de alta resolução controlado por GPS. A finalização do primeiro modelo da placa criado pelos alunos está prevista para o final deste ano, e irá se chamar ABS Drone, em referência aos sobrenomes dos três alunos fundadores do projeto (César Abascal, Társis Boff e Alex Schirmer).

A partir deste projeto, os alunos pretendem criar um grupo de pesquisa da Engenharia de Computação voltado à pesquisa e desenvolvimento deste tipo de equipamento e assim abrir a possibilidade para que novos alunos possam dar continuidade ao trabalho mesmo após os precursores do projeto terminarem a graduação. Integram ainda no projeto Daniel Nesvera (responsável pelo desenvolvimento do GPS) e Gabriel Vargas (responsável pela parte gráfica do simulador) e os professores coordenadores do projeto são José Eduardo Baggio e Carlos Henrique Barriquello, tendo como professor colaborador o Prof. Luiz Felipe Dias de Carvalho.

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Um Comentário

  1. Parecido com o Iris+ da 3D Robotics. 600 dólares só o drone, camera GoPro mais 500. Se for comprar o kit, dá para achar tudo por 500 dólares na China.
    Mais pobre ainda? Hubsan X4 H107C, com câmera e tudo sai por 100 dólares na Amazon.
    Já tem gente brincando com drones na aldeia, raro ainda, mas existe.

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