ARTIGO. Jorge Pozzobom, frio intenso do inverno e as lições de solidariedade dadas pelos santa-marienses

ARTIGO. Jorge Pozzobom, frio intenso do inverno e as lições de solidariedade dadas pelos santa-marienses

ARTIGO. Jorge Pozzobom, frio intenso do inverno e as lições de solidariedade dadas pelos santa-marienses - pozzobom-artigoA solidariedade que aquece os corações

Por JORGE POZZOBOM (*)

No último final de semana, tivemos, segundo os institutos de Meteorologia, o período com as temperaturas mais baixas do ano. Um frio tão intenso, que, de alguma forma, afeta a todos nós, mas que, certamente, castiga e é mais cruel com aqueles mais necessitados. Pois foi pensando nestes santa-marienses, nossos irmãos mais vulneráveis, que a Prefeitura intensificou nos últimos dias algumas de suas ações para melhor atender quem mais precisa.

Uma das nossas iniciativas foi criar uma força-tarefa, com servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social, para acolher as pessoas em situação de rua em Santa Maria. Já é feito um acompanhamento regular desses cidadãos, cerca de cem em nossa cidade, porém, no final de semana mais frio de 2019, o trabalho precisou ser intensificado. Foram três turnos de atuação, nas noites de sexta-feira, sábado e domingo, em que os servidores da Prefeitura percorreram praças, parques e espaços públicos que costumam servir de abrigo para essas pessoas.

Ao todo, dos 31 atendimentos, 9 resultaram em encaminhamentos para a Casa de Passagem. Sempre respeitando a liberdade dos indivíduos e ofertando conforto, com roupas, agasalhos, alimentação e um local para passar a noite. O monitoramento a essas pessoas continua e, caso seja necessário, realizaremos mais ações de força-tarefa ao longo do Inverno.

O trabalho realizado no final de semana foi importantíssimo e complementa outra iniciativa regular desenvolvida pela Prefeitura: a Campanha do Agasalho, que, com muito orgulho e satisfação, é coordenada pelo meu amigo e vice-prefeito Sérgio Cechin. Temos a nossa central de doações, que funciona na sede do Comando Regional dos Bombeiros, na Rua Coronel Niederauer, integrando, quem sabe pela primeira vez na história, as arrecadações do Município e do Estado. Só que, nos últimos dias, recebemos três reforços de solidariedade que farão muita diferença para os mais necessitados.

Com a carreata promovida pelas rádios Imembuí e Nativa, a nossa carreata oficial (com apoio das Lojas Paraíso, ATU, CDL, AHTurr e representantes de motoclubes e motogrupos da cidade) e a ação do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), da Brigada Militar, arrecadamos mais de 5 mil peças de roupas. Como destaquei, reforços de solidariedade que vão aquecer as 540 famílias que temos cadastradas, a partir do trabalho feito pelas assistentes sociais da Prefeitura.

Como prefeito de Santa Maria, me enche de orgulho perceber que, em um momento tão delicado, a cidade dê essa demonstração de generosidade. É claro que o Poder Público tem a sua responsabilidade, tem a obrigação, o dever em atender a população mais necessitada. E faz isso, por meio dos setores, das secretarias competentes e do trabalho sério e comprometido dos seus servidores.

Mas nada disso teria a efetividade plena se não tivéssemos a participação de Santa Maria, como um todo, a participação de todos nós. É isso que, verdadeiramente, aquece os corações. É o carinho que emanamos no gesto de solidariedade que praticamos. É o amor que temos para com o próximo. E isso, além de tudo, fortalece cada vez mais os nossos laços como conterrâneos, como santa-marienses.

(*) JORGE POZZOBOM é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Ele escreve no site às terças-feiras.

OBSERVAÇÃO DO EDITOR: A foto (de João Alves/AIPM) da entrega de mais uma grande doação para a Campanha do Agasalho.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *