PolíticaSanta Maria

BASTIDORES. Boi de Botas no Judiciário, Riesgo e o Regional, Hepatite e os testes, Comunicação e Política

No dia 6 de junho, a nova diretoria da SAAB tomou posse no Regimento Mallet. Na semana seguinte, Jair Bolsonaro visitou a unidade

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Divulgação), da Equipe do Site

O presidente municipal do PRTB, Luiz Fernando Baltar, ingressou na Justiça contra o coronel comandante do Regimento Mallet, Alex Dall’Osso Minussi. No processo, protocolado no início da semana, Baltar requer seu retorno imediato à presidência da Sociedade Amigos Boi de Botas (SAAB) e invalidação da assembleia geral ordinária, de 22 de maio, que o retirou do cargo.

A SABB é uma sociedade civil militar criada em 2001 com o objetivo de preservar e promover o Memorial Marechal Mallet, juntamente, com o Museu que possui mais de 4 mil itens de vários momentos da história do Brasil e do Rio grande do Sul, assim como da Arma de Artilharia do Exército Brasileiro.

Baltar estava há quase 15 anos na presidência da entidade, mas acabou saindo do cargo após a assembleia realizada menos de um mês antes de o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e o vice, Hamilton Mourão (PRTB), participarem da Festa Nacional da Artilharia, no Regimento Mallet, em 15 de junho. Hoje, a SAAB tem como presidente o coronel da reserva Nestor Alves dos Santos, cujo mandato vai até 2021.

Repercussões políticas

A derradeira assembleia da SAAB repercutiu na política santa-mariense. O vereador Admar Pozzobom (PSDB), que é comendador da entidade, utilizou a tribuna da Câmara, em 30 de maio, para reclamar da atitude da então secretária municipal adjunta de Cultura, Marcia Teston, esposa de Baltar.

“Uma secretária de município manda uma carta para a minha mãe dizendo que tinha ficado chateada de ver nós lá dando voto para o coronel Nestor. Isso é irreparável, misturar assuntos partidários com familiares. Fiquei muito chateado e comuniquei o prefeito”, relatou Admar à época.

Duas semanas depois, Marcia foi exonerada do cargo público por uma decisão do seu ex-partido, o Democratas.

Hospital Regional

O deputado estadual Giuseppe Riesgo (NOVO) encontrou uma forma criativa de chamar atenção para o Hospital Regional. O parlamentar divulgou um vídeo com uma linha do tempo mostrando tudo o que aconteceu no Brasil e no mundo desde o início do projeto, em 2003.

O vídeo também alfineta todos os governadores e prefeitos que, segundo Riesgo, usaram o hospital como palanque político.

 

Hepatite

A Praça Saldanha Marinho irá receber, neste sábado (27), das 9h às 13h, um mutirão de testes rápidos de Hepatite B e C, direcionados a homens e mulheres com mais de 40 anos. A ação será promovida pelo Rotary Club Santa Maria e Rotary Club Santa Maria Sul.

A doença é assintomática até as suas fases mais avançadas e, geralmente, quando o portador percebe os primeiros sintomas, já é tarde demais e a única possibilidade de cura seria um transplante de fígado.

Comunicação e Política

A Fundação Perseu Abramo, instituição ligada ao Partido dos Trabalhadores (PT), realizará um curso de Comunicação e Política, em 3 de agosto, às 9h, na Câmara de Vereadores de Santa Maria. O curso é gratuito e não é preciso ser filiado ao PT para participar.

Interessados devem se inscrever no site da fundação (AQUI) e preencher o formulário. No final, onde diz “Selecione o tema da aula inaugural” marque o item “Comunicação e Política” e depois marque a turma “03/08/19 – Santa Maria/RS – comunicação e política”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. SABB é uma sociedade civil que também possui como integrantes militares (salvo melhor juízo), tem CNPJ. Entrar com ação é direito, judiciário decidem quem está com a razão. Não ficou claro o que se espera alcançar, porque politicamente é um tiro no pé.
    Riesgo e ‘chamar atenção’ na mesma frase não é incomum, ‘trabalho útil’ ainda não vi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo