Shopping Popular. Obras avançam no Independência. Mantém-se prazo de conclusão em dezembro
Há muitos ainda parece inacreditável. O fato, porém, é que avançam as obras no prédio do antigo Cine Independência, adquirido pela Prefeitura, com o aval da Câmara de Vereadores. Ali se instalará o shopping popular, que abrigará os vendedores ambulantes, camelôs e artesãos que tomaram conta do espaço público no centro da cidade.
É possível, será mesmo?, sonhar com a retomada, pela (e para a) população, da praça Saldanha Marinho e de um bom pedaço da avenida Rio Branco. São locais muito caros à comunidade, e que hoje estão completamente ocupados, impedindo o cidadão de utiliza-los. Em todo caso, mantém-se para dezembro o prazo para a finalização do trabalho no Independência, o que é excelente notícia.
A propósito das obras, e do que será, internamente, o Shopping Popular, foi enviado material aos veículos de comunicação, pela assessoria de imprensa da Prefeitura, em texto assinado pela jornalista Jaiana Garcia. Confira a íntegra:
Obras no Shopping Popular iniciam com serviço de demolição do piso
A movimentação em torno da obra do Shopping Popular está intensa. Durante a manhã desta quarta (22), sete operários da empresa BK Construções, vencedora da licitação, trabalharam na demolição de parte do piso de onde funcionava a sala de cinema. O piso será nivelado na mesma altura da parte da frente do antigo Cine Independência. No fundo, onde o nível é mais baixo, será construído um subsolo, que terá 80 centímetros a mais do que atualmente. Após a conclusão desta etapa, a empresa, segundo o responsável pela equipe, Carlos Ricardo Ferreira, inicia a obra em si, baseada no projeto encaminhado pela Prefeitura.
O Shopping contará com uma área de 1.050 metros quadrados. No total, o espaço abrigará 194 empreendimentos, que, irá tirar os profissionais das ruas, além de dar melhores condições de atuação, com a qualificação das alternativas de geração de trabalho e renda. Poderão ir para o novo local todos os trabalhadores informais que hoje são cadastrados no município, sejam camelôs, ambulantes ou artesãos.
O total de investimentos para a implantação do Shopping será de cerca de R$ 1,3 milhão. O Hipermercado Carrefour firmou uma parceria para a destinação de R$ 1 milhão, a fundo perdido, como contrapartida pelos investimentos no município. O valor restante é proveniente de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Paulo Pimenta, através do Projeto de Inclusão Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
O Shopping contará com três pavimentos para os 194 stands que terão um espaço de 1,8m de largura, 2,5m de altura e 2,6 metros de comprimento. Além de iluminação artificial, os três pavimentos também contarão com ampla iluminação natural e ventilação permanentes através da cobertura. A fachada original, construída em 1922, será recuperada.
Estrutura do Shopping Popular:
– Térreo:
74 stands de 2,50 por 1,80
04 standes de 1,95 por 1,80
Hall de entrada – espaço cultural para exposição com floreiras
Elevador para portadores de necessidades especiais
Escadaria aberta
Duas escadas fechadas protegidas contra incêndio
Duas escadas para acesso direto à Praça de Alimentação
– 2º pavimento:
42 stands de 2,50 por 1,80
06 stands de 1,80 por 2,50
04 stands de 1,95 por 1,80
Praça de Alimentação
Elevador para portadores de necessidades especiais
Duas escadas fechadas protegidas contra incêndio
Duas escadas de acesso direto ao hall
– 3º pavimento:
30 stands de 2,20 por 1,80
29 stands de 2,00 por 1,80
05 stands de 1,80 por 2,50
Espaços de convivência com floreiras e bancos
Elevador para portadores de necessidades especiais
Escadaria aberta
Duas escadas fechadas
Sanitários masculino e feminino
Salas da administração do shopping
SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui, se desejar, outras informações oriundas da assessoria de imprensa da Prefeitura
A propósito, também recomendo a reportagem Faxina no Independência, de Emília Maria, publicada pelo Diário de Santa Maria.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.