CulturaHistóriaMemória

CIDADE. Coletivo Memória Ativa comemora o seu 1º ano com exposição e caminhada por áreas históricas

Há um ano, um grupo significativo de santa-marienses se uniu em torno de um coletivo que busca manter a memória da cidade

Por MELINA GUTERRES, da Rede Sina e do setor de comunicação do Memória Ativa

Há um ano o jornalista Marcelo Canellas reuniu advogados, arquitetos, historiadores, líderes comunitários, jornalistas professores para pensar sobre o futuro de Santa Maria, que estava tendo seu patrimônio ameaçado por alterações no Plano Diretor.

Houve o lançamento de um manifesto público repudiando as mudanças e clamando por uma nova legislação. A Prefeitura, a este tempo, promulgou um decreto de proteção provisória a 135 prédios.

Desde então o grupo Memória Ativa vem se reunindo, desenvolvendo atividades e buscando parceiros interessados na defesa do patrimônio local. Reuniu-se já com autoridades, reitores da UFSM e UFN, diretor da Ulbra. Entre os parceiros tem a Rede Sina, TV OVO e Agência Latino América. Em 24 de maio deste ano o grupo definiu seu nome e lançou oficialmente sua marca.

1 de agosto de 2019

Na comemoração de um ano de suas atividades, o Memória Ativa organiza uma exposição de registros fotográficos realizado por Dartanhan Baldez Figueiredo.  A abertura será às 8h do 1º, quinta, na Câmara de Vereadores de Santa Maria.

O coletivo também realizará uma caminhada guiada sobre arquitetura Art Déco existente do trecho Av. Rio Branco, Vila Belga, Gare, uma iniciativa proposta também pelo grupo Ambiente do Movimento Inova Centro e colocada em pauta  num movimento recente em prol do desenvolvimento do Centro Histórico de Santa Maria que reúne diversas entidades.

Visando levar mais conhecimento a todos interessados, o coletivo convidou entre seus membros, os arquitetos Márcia Kümmel e Francisco Queruz, para guiarem duas caminhadas, uma no dia 1, quinta-feira, às 15h e outra no sábado, dia 3, às 15h. Todas partirão da Praça Saldanha Marinho. O percurso contempla: Av. Rio Branco, parada na Câmera de Vereador para ver a exposição “Registro Fotográfico do Primeiro Ano do Coletivo Memória Ativa” do fotógrafo Dartanhan Figueiredo, Visita a Vila Belga, finalização e confraternização na Gare.  O evento é público e gratuito, o link no facebook é: https://www.facebook.com/events/2401466980177673/

01/08 – Quinta

8h – Abertura da Exposição “Registro Fotográfico do Primeiro Ano do Coletivo Memória Ativa”

15h – Caminhada Arquitetura Art Déco (saída Praça Saldanha Marinho). Confraternização na Gare/ Mercado Público.

03/08 – Sábado

15h – Caminhada Arquitetura Art Déco (saída Praça Saldanha Marinho). Confraternização na Gare /Atêlie da Estação com atividades artísticas de coletivos culturais.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo