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ECONOMIA. Prefeitura festeja os resultados do 1º ano do projeto “Poupa Tempo”: emissão de 2,4 mil alvarás

“Estamos melhorando gradativamente, mas resultados até aqui já são muito positivos”, diz Pietro Júnior, superintendente de Alvarás

Por MAURÍCIO ARAUJO (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

No dia 5 de julho de 2018, o Governo do prefeito Jorge Pozzobom e do vice-prefeito Sergio Cechin revolucionou a desburocratização de processos no Poder Público e garantiu fôlego ao desenvolvimento econômico da cidade. Naquela data, a Prefeitura inaugurava um dos projetos mais importantes e audaciosos da Administração Municipal: o Poupa Tempo Santa Maria. Um ano depois, os resultados são concretos e, comprovadamente, eficientes à população.

Do dia 5 de julho de 2018 até 5 de julho de 2019, foram contabilizados 247 dias úteis. Nesse período, a Superintendência de Alvarás emitiu 2.414 alvarás (404 alvarás condicionados, 500 alterações em alvarás de localização e 1.510 pontos de referência – entre MEIs e não MEIs), o que representa quase 10 alvarás emitidos por dia útil.

Mas, além desses dados, outros números impressionam: se antes os empreendedores esperavam semanas e até meses para obter o alvará, hoje, graças ao Poupa Tempo, o alvará de baixo risco sanitário e ambiental é entregue em uma média de cinco dias úteis. Em casos que dependam da vistoria de localização (depois de tramitado pelo sanitário e ambiental), o prazo chega a 10 dias.

“Os números comprovam a eficiência do Poupa Tempo. Pensamos esse programa com muito cuidado e carinho. Idealizamos e conseguimos concretizá-lo com seriedade e responsabilidade. Os resultados, como a desburocratização, são essenciais para o projeto de Governo que busca o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda”, destaca o prefeito Jorge Pozzobom.

E os números vão além, mostrando, como ressaltou o chefe do Executivo, a grandeza que o projeto Poupa Tempo tem e o impacto que causa aos cidadãos. Nesses 12 meses, foram gerados 5.659 protocolos variados como zoneamento, renovações, alterações de alvarás, certidões, licenças e alvarás. Para chegar a esses dados e ir além deles, os servidores do Poupa Tempo realizaram, no período referido, mais de 25 mil atendimentos.

“Estamos melhorando gradativamente, mas os resultados obtidos até aqui já são considerados muito positivos. As demandas são grandes, mas os retornos à população estão ocorrendo de forma efetiva”, garante o superintendente de Alvarás, Beloyannes Orengo de Pietro Júnior.

Destaca-se que, para garantir agilidade e segurança aos empreendedores, o Poupa Tempo é concedido de forma simplificada e temporária aos estabelecimentos que se enquadrem nas situações previstas no Decreto Executivo 050/18.

INFORMATIZAÇÃO E NOVO ESPAÇO GARANTEM MAIS EFICIÊNCIA

O Poupa Tempo também tem superado seus próprios desafios. Ainda no primeiro mês do ano, a expectativa da Superintendência era de que, neste primeiro semestre, fossem disponibilizadas as taxas online. Antes do prazo, ainda no mês de maio, o serviço passou a ser ofertado na página da Prefeitura de Santa Maria. Outras melhorias e mudanças internas ainda estão sendo pensadas e estudadas. Tudo para aperfeiçoar o trabalho e oferecer um serviço de ainda melhor qualidade aos cidadãos.

O projeto Poupa Tempo Santa Maria é ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, liderada pelo secretário e pela adjunta, Ewerton Falk e Ticiana Fontana. Ambos estiveram à frente do novo espaço Poupa Tempo, no térreo do Centro Administrativo Municipal. A área é moderna e inovadora, proporcionando um ambiente agradável aos usuários e, também, mais confortável e adequado para os servidores.

“Temos muito a agradecer, porque o Poupa Tempo já tem avanços consolidados. Temos melhorias a fazer, mas, também, é hora de olhar para trás e ver o grande trabalho realizado até aqui. A todos que fazem o Poupa Tempo ser o projeto que é, de respeito e de referência a outras cidades, nosso muito obrigado”, finalizou o secretário Falk.

ENDEREÇO
Rua Venâncio Aires, nº 2277 – Centro – Santa Maria
Centro Administrativo Municipal, andar térreo

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO
O Espaço Poupa Tempo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h

CONTATO
O contato por telefone deve ser realizado preferencialmente no turno da tarde, entre 14h e 16h45min, pelos números: (55) 3921-7046; 3921-7096 (MEI); e 3921-7071

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