PolíticaSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Recesso pra valer, bolsa para aluno do Perpétuo, abono salarial, o Guri na Feisma…

* Depois de um início, digamos, tímido, com alguns parlamentares se movimentando e até criando fatos que receberam destaque midiático, o fato é que agora o recesso de inverno é pra valer.

* Afinal, pelo menos no que toca à Assembleia Legislativa e a Câmara de Vereadores, nada há de minimamente relevante sobre atividades dos edis e/ou deputados.

* Assim é que, salvo algo bastante extraordinário, apenas no dia 1º de agosto recomeçam as atividades dos parlamentares. Aliás, em Santa Maria, já no primeiro dia, tem até sessão ordinária.

* Vem aí mais um elemento norteador da formação do orçamento Estadual. No caso, é o Plano Plurianual, que prevê os principais objetivos de governo ao longo do período 202023.

* O projeto do PPA terá que ser enviada à Assembleia até 2 de agosto e, a propósito, o Governo do Estado colocou sua proposta em consulta pública, na internet.

* Conforme material disponível no site do Palácio Piratini (AQUI), nos 10 dias que durou o processo, os gaúchos “reafirmaram o desejo de ver a Segurança pública recebendo atenção especial”.

* Ao elencar os 12 programas estratégicos, o Programa RS Seguro, lançado há quatro meses pelo governo do Estado, ficou no topo do ranking.

Tomás de Paula Martins, de 14 anos, apresentou o trabalho com outros colegas na 1ª Mostra de Iniciação Científica do Ecoinovar (foto João Vilnei/AIPM)

* Trabalho científico na Escola Municipal Perpétuo Socorro garantiu a um estudante da instituição uma bolsa de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

* A pesquisa do aluno Tomás de Paula Martins, 14 anos, foi premiada na 1ª Mostra de Iniciação Científica do Ecoinovar, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

* Intitulado “Levantamento dos problemas ambientais no entorno da EMEF Perpétuo Socorro”, o projeto foi coordenado pela professora Bryana da Silva D’Ávila.

* Também houve a participação dos alunos Amanda Cunha Cardoso, Pedro Kaique Ferreira Solano e Yuri Ortiz Kaufmann.

* Para saber mais do trabalho e também o que significa essa bolsa, sua duração e tudo o mais, vale conferir material produzido pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura (AQUI).

* O pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), exercício 2019/2020, começa nesta quinta-feira, dia 25.

* A liberação do dinheiro, equivalente a um salário mínimo nacional, para os cadastrados  vai considerar a data de nascimento e os do Pasep, o dígito final do número de inscrição.

* Para ter direito ao abono salarial do PIS/Pasep é necessário ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2018, com remuneração média de até dois salários mínimos.

* Além disso, o trabalhador tem de estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

* Os primeiros a receber o abono são os nascidos em julho. Para conferir o cronograma inteiro, que só encerra em março de 2020, clique AQUI e confira reportagem da Agência Brasil.

* Um dos grandes fatos da semana passada, em Santa Maria, foi o lançamento para a imprensa de mais uma edição da Feisma, a multifeira de Santa Maria, promovida pela Cacism.

* Na ocasião, afora detalhes sobre o evento que acontece entre 9 e 17 de novembro, no Centro Desportivo Municipal, o principal anúncio foi a volta de espetáculo além-Santa Maria.

* No caso, o showman Guri de Uruguaiana (foto ao lado), um dos grandes nomes gaúchos do momento. Ele está colocado estrategicamente na segunda-feira, dia 11.

* Ainda na atividade acontecida no Espaço Cacism, o coordenador do evento, Luiz Fernando Pacheco, anunciou o slogan da Feisma deste ano: “Uma história construída por gerações”.

* Certamente, como já se tornou tradicional neste espaço, o site estará sempre trazendo as informações acerca da Multifeira que, como prevê Pacheco, terá mais de 300 espaços e receberá mais de 100 mil visitantes.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo