MEIO AMBIENTE. Prefeitura se integra a campanha Nacional e promove “Um Dia no Parque dos Morros”

MEIO AMBIENTE. Prefeitura se integra a campanha Nacional e promove “Um Dia no Parque dos Morros”

MEIO AMBIENTE. Prefeitura se integra a campanha Nacional e promove “Um Dia no Parque dos Morros” - prefeitura-parque-dos-morros

O local escolhido pela prefeitura para Santa Maria se integrar ao evento nacional é o Parque Natural Municipal dos Morros (PNMM)

Por ERENICE DE OLIVEIRA (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município de Meio Ambiente, vai integrar a campanha nacional Um Dia no Parque que tem como objetivo levar a população para os parques nacionais e áreas de conservação no dia 21 de julho, um domingo.

O local escolhido na cidade é o Parque Natural Municipal dos Morros (PNMM) e a participação para as diferentes atividades é gratuita. O evento ocorrerá das 13h30min às 18h, mas cada atividade terá seu horário específico. As inscrições podem ser feitas somente pelo link https://forms.gle/ysMQLHyKqwNzaBU88

As inscrições já estão abertas, mas é preciso ficar atento, pois as vagas são limitadas em 140 pessoas. Durante o processo de inscrição, o participante deverá apontar as ações que pretende integrar (veja abaixo), uma vez que são várias as regras que deverão ser respeitadas durante toda a ação.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente destaca que o evento nacional surgiu a partir da data de criação do Sistema Nacional Unidades de Conservação e também considerou as férias escolares de inverno, que costumam ocorrer em julho.

“São diversas Unidades de Conservação em todo o país participando, e o  Parque Natural Municipal dos Morros,que apesar de ainda estar fechado à visitação pública geral, vai receber pessoas para conhecê-lo, muitas pela primeira vez”, observou o chefe de gabinete da Secretaria, Gerônimo do Amaral.

Instruções

Todas as atividades contarão com a presença de guias-instrutores, que acompanharão todos os trajetos. E, ao início de cada atividade, serão apresentadas instruções de preservação dos locais. Mas, algumas regras são básicas: não deixar lixo, não desmatar e comunicar irregularidades aos organizadores.

Um Dia no Parque

Idealizada pela Rede Pró UC em parceria com a Coalizão Pró-Unidades de Conservação, e inspirada pelo Park Day, dos Estados Unidos, quando americanos se dirigem aos parques para acampar, fazer trilhas, observar pássaros, estrelas e aproveitar os parques nacionais, a campanha Um Dia no Parque tem o objetivo de mostrar às pessoas que perto delas provavelmente há uma Unidade de Conservação (UC), e que ali é possível praticar diferentes atividades, tanto sozinho como em grupo.

Serviço:

Inscrições pelo link  https://forms.gle/ysMQLHyKqwNzaBU88
* As vagas são limitadas, em 140 pessoas
O quê: Um Dia No Parque – Atividade gratuita
Onde: Parque Natural Municipal dos Morros
Quando: domingo, 21 de julho
Horário do evento: 13h30min às 18h
Caminhada: 13h30min sairá do estacionamento e seguirá até o final do parque, com retorno até o primeiro mirante.
Mateada: 15h45min às 18h no primeiro mirante
Acesso a pé ou por bicicleta mediante inscrição prévia: 13h30min às 15h45min
Acesso com veículo ao topo do parque (exceto organizadores): a partir da 15h45min
Retorno: 18h…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *