Eleições 2020PartidosPolítica

POLÍTICA. Disputa no PT, para presidir o partido na cidade. Alex Monaiar e Sidinei Cardoso, os candidatos

Glaucia Ribas, Sidinei Cardoso, Helen Cabral e Alex Monaiar durante debate em 2017. Este ano, os quatro voltarão a ser protagonistas

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto/Arquivo), da Equipe do Site

A imagem acima, registrada durante um debate à presidência municipal do PT/SM, em 29 de março de 2017, é um déjà vu da próxima eleição do partido. Dois anos e quatro meses depois, os quatro personagens da fotografia serão, novamente, protagonistas do futuro da sigla.

No registro de 2017, Helen Cabral e Alex Monaiar, então candidatos à liderança do PT/SM, debatiam para filiados no Sindicato da Alimentação. O então presidente, Sidinei Cardoso, comandava o evento acompanhado por Glaucia Ribas, secretária de organização do partido. Dias depois, Helen saiu-se vencedora da eleição com 576 votos contra 85 de Monaiar.

Agora, novamente o PT caminha para um pleito interno. Na sexta-feira (26), último dia inscrição, duas chapas garantiram participação na corrida eleitoral. Uma é liderada por Sidinei, chamada Resistência Socialista, e outra por Monaiar, denominada Lula Livre – Primavera Vermelha. A eleição ocorrerá em 8 de setembro e a posse está marcada para o fim do ano.

Conforme Helen, a eleição deverá ocorrer de forma descentralizada. Enquanto que em 2017 a votação concentrou-se na Câmara de Vereadores, a ideia agora é ir para alguns bairros.

“Pensamos em fazer o pleito em diferentes regiões da cidade, como Norte, Sul, Leste e Oeste, já que temos cerca de 9 mil filiados”, comenta a atual presidente

A lista completa com os filiados aptos a voto será divulgada em 9 de agosto.

“De forma geral, estão aptos a votar todos os filiados e também os cargos de confiança e os ocupantes de cargos eletivos (deputados e vereadores) que estejam em dia com a contribuição partidária”, explica Glaucia.

No dia 8 de setembro, os petistas irão votar quatro vezes: no presidente municipal, na chapa do Diretório Municipal (que será formada de forma proporcional a quantidade de votos recebidos pelas duas chapas), na chapa estadual e na chapa nacional. Estas duas últimas visam eleger delegados para os congressos estadual e nacional, que elegem seus respectivos presidentes.

O congresso gaúcho do PT ocorrerá nos dias 19 e 20 de outubro, em Porto Alegre. O encontro nacional será entre 22 e 24 de novembro, em local ainda não definido.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Parabéns companheiro Alex Monair Barcellos por te propor a concorrer a Presidente do PT de Santa Maria para que haja debate que é tão salutar para a democracia interna de nosso partido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo