SAÚDE. Anunciado o novo ambulatório no Regional. Cardiologia terá capacidade para 320 consultas/mês

SAÚDE. Anunciado o novo ambulatório no Regional. Cardiologia terá capacidade para 320 consultas/mês

SAÚDE. Anunciado o novo ambulatório no Regional. Cardiologia terá capacidade para 320 consultas/mês - prefeitura-regional

Em visita a Santa Maria, secretária estadual de Saúde também confirmou que dispensação de medicamentos será feita pelo Município

Por MANUELA VASCONCELLOS (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Confirmando um dos principais compromissos assumidos pelo governo municipal com a população, o prefeito Jorge Pozzobom recebeu a secretária estadual, Arita Bergmann, nesta terça-feira (8), para anúncios de melhor atendimento aos santa-marienses. A partir da primeira quinzena do próximo mês, começa a funcionar o Ambulatório de Cardiologia no Hospital Regional de Santa Maria.

“Somos sabedores da necessidade que Santa Maria e região têm de leitos e vamos seguir nesse empenho, mas os atendimentos dos ambulatórios também são importantes. Na especialidade de cardiologia, nosso Município tem uma demanda reprimida de 1,1 mil pacientes. Com isso, temos a previsão de zerar esta fila até o fim deste ano”, reforça o prefeito Jorge Pozzobom.

Conforme o Estado, o Ambulatório de Cardiologia terá capacidade de realizar 320 consultas e 1,2 mil exames por mês. Na tarde desta terça-feira, a secretária Arita Bergmann, acompanhada do prefeito Jorge Pozzobom, e do secretário de Saúde, Francisco Harrisson, visitou o espaço onde funcionará o ambulatório, localizado no Hospital Regional de Santa Maria. O diretor administrativo do Regional, Elvis Prestes, e representantes do Instituto de Cardiologia, instituição que administra o Hospital, também acompanharam o anúncio.

“Estamos fazendo um trabalho de qualidade ao cidadão, focando na Atenção Básica e no modelo de atenção integral à saúde”, reforça a secretária Arita.

Para o secretário municipal de Saúde, Francisco Harrisson, a iniciativa de abertura do ambulatório garante alívio aos gestores de saúde de Santa Maria e região. “O trabalho ambulatorial é de extrema importância para fortalecer a porta de entrada do SUS, que são as Unidades Básicas de Saúde, evitando as internações”, explica o secretário.

Farmácia e Comitê Regional de Saúde

Outros dois anúncios também foram feitos pelo governo do Estado. Um deles foi a transição da gestão da Farmácia Estadual ao Município. A partir de 1º de agosto, a Prefeitura passa a ser a responsável pela entrega dos medicamentos adquiridos pelo Estado e pelo Ministério da Saúde, garantindo melhor atendimento à população. O outro foi a renovação do contrato de prestação de serviços de hemodiálise do Estado com a Clínica Renal Santa Maria Ltda.

Ainda pela manhã, o prefeito Jorge Pozzobom e a procuradora do Município, Rossana Boeira, participaram de uma reunião promovida pelo Comitê Regional de Saúde, no auditório do Instituto Cardiovascular (Icardio). Junto com a secretária Arita Bergmann, foram tratadas a contratualização dos serviços de saúde e a regulação dos pacientes. Ao fim da tarde, os gestores foram recebidos pelo reitor da UFSM, Paulo Burmann, no Hospital Universitário de Santa Maria.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *