SAÚDE. Chuva atrapalha mas, ainda assim, projeto ‘Sorria Santa Maria’ atende 40 pacientes neste sábado

SAÚDE. Chuva atrapalha mas, ainda assim, projeto ‘Sorria Santa Maria’ atende 40 pacientes neste sábado

Por ERENICE DE OLIVEIRA (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

SAÚDE. Chuva atrapalha mas, ainda assim, projeto ‘Sorria Santa Maria’ atende 40 pacientes neste sábado - prefeitura-sorria

Preservação da saúde bucal: além do atendimento, as ações educativas

A Prefeitura de Santa Maria promoveu, neste sábado (13), a quinta edição do Sorria Santa Maria com atendimentos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que fica na Avenida Borges de Medeiros, 804, no Bairro Bonfim. Com o objetivo de garantir a preservação da saúde bucal da população, a atividade foi realizada das 8h às 16h, com profissionais e auxiliares da área da saúde do Município, além de voluntários, residentes e estudantes da UFSM.

O atendimento odontológico para o Projeto ocorre mediante agendamento prévio no CEO. Entre os objetivos da iniciativa estão zerar a fila para o serviço odontológico e oferecer atendimento à comunidade em dia alternativo.

A coordenadora da Política de Saúde Bucal da Prefeitura, Patricia Campagnol, informou que, para essa edição, estavam agendados 71 atendimentos, mas a chuva dificultou o comparecimento dos usuários até o local. Ao final do serviço, foram atendidos 40 pacientes.

Com foco na campanha Julho Amarelo, que atua na prevenção e no combate das Hepatites Virais, outra ação tirava dúvidas de pacientes e acompanhantes na sala de espera. A coordenadora de Política de HIV, ISTs e Hepatites Virais do Município, Daiane Tolentino, e a residente da UFN Kauane Marques distribuíam também material informativo sobre o assunto.

Ainda outra atividade no CEO destinava-se ao bem-estar dos profissionais e dos colaboradores do Sorria Santa Maria. Para proporcionar relaxamento, sessões de Reiki estavam sendo oferecidas como terapia complementar. A técnica promove a saúde física, mental e emocional por meio da imposição das mãos. Em 3 de agosto, deverá ocorrer nova edição especial do Sorria Santa Maria para atendimentos das especialidades de endodontia e periodontia.

Saiba Mais:

HEPATITES

Hepatite A: infecção no fígado causada pelo vírus da hepatite A

Transmissão: fezes infectadas, alimentos contaminados e água contaminada

Prevenção: saneamento básico, lavar as mãos e alimentos, beber água fervida ou filtrada

Hepatite B: Infecção Sexualmente Transmissível (IST), que pode ocasionar inflamações no fígado

Transmissão: por meio de relação sexual sem preservativo, uso de instrumentos com sangue infectado (agulhas, seringas, material de manicure sem esterilização…) Da mãe para o bebê durante o parto

Prevenção: vacinação e uso de preservativo
Hepatite C: a mais grave infecção que atinge o fígado
Transmissão: instrumentos infectados (agulhas, seringas…)Não é considerada IST, pois transmissão sexual é muito rara

Mais Informações:

Casa 13 de Maio

Rua Riachuelo, 364 – Fone: 3921.1263

Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min.

A Casa 13 de Maio é uma unidade de saúde especializada, com foco no atendimento de infecções sexuais transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e hepatites virais (B e C). Realiza testagem, tratamento e acompanhamento. Atende pessoas com a idade a partir dos 17 anos, trabalha com a prevenção e a assistência ao usuário, com acolhimento, orientação, distribuição de insumos (todos os tipos de preservativos, além de informativos), pré e pós-aconselhamento e quatro tipos de testagem (para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C).



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *