ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. O PMDB da comuna e as datas que dançam. Que coisa!!!

Zinn é o presidente. E deve continuar. Exceto se tudo mudar. Ou não

Era para ser assim: em outubro, em data a ser determinada, o PMDB faria convenções estaduais e municipais em todo o País. No Rio Grande do Sul, por força do fiasco eleitoral de 2010, o então presidente, o senador Pedro Simon, se mandou. Abriu-se caminho para uma chapa liderada por Ibsen Pinheiro, para mandato tampão de 10 meses.

Há duas semanas, canetaço da direção nacional, sob inspiração do presidente licenciado (e vice da República) Michel Temer, prorrogou todos os mandatos estaduais e comunais por 18 meses. Isto é: só se pensaria em mudar alguma coisa em março de 2013. A razão: nada de disputas internas na preparação da campanha eleitoral de 2012.

Agora, como vai ficar? O PMDB gaúcho, para variar, inconformado com a posição nacional, quer porque quer (e acabará conseguindo) realizar as suas convenções na data original. Isto é, outubro de 2011.

E daí? Daí que, e chega-se enfim à boca do monte, desejos sepultados são exumados. E já há quem imagine a possibilidade de virar presidente do PMDB, tirando do jogo o atual ocupante do cargo, Robson Zinn. É? É. Mas, para isso, terão que obter duas coisas, uma mais complicada que a outra. A primeira é a bênção do maior eleitor, o prefeito Cezar Schirmer. Que não parece muito disposto a uma briguinha interna, neste momento. Outra: suplantar o reconhecido poder de mobilização de Zinn junto ao eleitorado interno.

Então? Então, nada. Melhor esperar até outubro para conferir. Afinal, é de política que se está a escrever. E nela tudo é possível. Inclusive não acontecer coisa alguma.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo