Arquivo

Pesquisa. Mídia grandona ignorou trabalho da Ulbra que aferiu governos Lula e Yeda

Excetuando o jornal O Sul, que deu uma notinha – mas não os números – a mídia grandona do Rio Grande do Sul não deu a mínima pelota para o excelente (e inédito) trabalho realizado pelo Instituto de Pesquisas da Ulbra, e que aferiu o pensamento dos gaúchos passado o primeiro mês de governo de Yeda Crusius (no Piratini) e Luiz Inácio Lula da Silva (no Planalto).

 

Não fosse reportagem publicada por Marco Aurélio Weissheimer, da agência Carta Maior, na internet, e ninguém saberia, por exemplo, que o governo Lula ganhou nota 6,03 dos gaúchos. E que, no mesmo período, o governo Yeda levou 5,03. Quer dizer, a parte o 1 ponto de diferença, tanto um quanto outro foi aprovado raspando. Mas foi aprovado.

 

Mais importante ainda, talvez, foi o que o levantamento apurou em relação ao pensamento dos gaúchos acerca, por exemplo, de uma eventual privatização das companhias estatais do Rio Grande do Sul. Por exemplo, 85% se posicionaram contra a alienação do Banrisul. Índices semelhantes se verificaram em relação a uma possível privatização de outras controladas pelo governo gaúcho.

 

 

“Avaliação de Lula é superior a de Yeda Crusius, diz pesquisa

 

Levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa da Universidade Luterana do Brasil avaliou desempenho dos governos federal e estadual no mês de janeiro. Governo Lula ganhou nota 6,03 e governo Yeda, 5,3. No mesmo período, governo federal registrou 61% de aprovação contra 52,5% do governo estadual. RS foi o Estado onde Lula teve um de seus piores desempenhos eleitorais.

 

Pesquisas realizadas para avaliar o primeiro mês de um governo sempre carregam consigo a marca da precariedade. Afinal de contas, o tempo avaliado ainda é bastante curto e o resultado da pesquisa tende a repetir a tendência que definiu o recente resultado eleitoral. Mas uma pesquisa divulgada segunda-feira (12) no Rio Grande do Sul, comparando o desempenho dos governos federal e estadual em janeiro mostra uma inversão desta tendência. No final de outubro de 2006, o PT foi derrotado pelo PSDB na eleição estadual e o presidente Lula teve no Estado um de seus piores desempenhos eleitorais. Os resultados do levantamento divulgado segunda-feira mostram uma alteração neste quadro.

A primeira pesquisa realizada pelo recém-criado DataUlbra, Instituto de Pesquisa e Opinião, da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), avaliou os primeiros 30 dias dos governos Lula e Yeda, bem como a opinião dos gaúchos para 2007 e sobre temas como inflação, desemprego, custo de vida e capacidade de compra.

Segundo a pesquisa, nos primeiros 30 dias dos governos federal e estadual, os gaúchos deram nota 6,03% para Lula e nota 5,30 para Yeda Crusius. No mesmo período, o governo Lula registrou 61% de aprovação, contra 52,5% do governo Yeda. O levantamento foi realizado entre os dias 29 e 31 de janeiro, entrevistando 1.800 pessoas em 48 cidades do Estado.

A pesquisa também avaliou o primeiro mês dos governos federal e estadual do ponto de vista do cumprimento das promessas feitas em campanha. No caso do governo Yeda, 51% disseram que ela não está cumprindo as promessas de campanha, enquanto apenas 38% disseram que ela está cumprindo. No caso do governo Lula, 47,1% responderam que ele está cumprindo as promessas de campanha, contra 45,3% que disseram que não está cumprindo.

Os entrevistados também responderam questões sobre a possibilidade de privatizações no Estado, rejeitando amplamente essa idéia: 85% no caso do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), 86% no da…
”

 

SE DESEJAR ler a íntegra do artigo, pode fazê-lo clicando aqui.

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo