PartidosPolítica

ELEIÇÕES. Partidos com maior militância tendem a levar vantagem. Confira o tamanho deles em SM

Na hora do vamos ver, militantes na rua podem fazer toda a diferença (foto Arquivo do Sítio)
Na hora do vamos ver, militantes na rua podem fazer toda a diferença (foto Arquivo do Sítio)

Nas últimas eleições, e sem mudança significativa nas regras, o principal elemento levado em consideração, na hora de sacramentar uma aliança, é o tempo disponível em rádio e televisão, para o trololó da campanha. E isso é definido pelo número de deputados federais de cada sigla.

Assim é que, por esse aspecto, para ficar nas agremiações com vida real em Santa Maria, PMDB, PT, PSDB, PSB, DEM, PDT, PTB, PSD e PR, não necessariamente nesta ordem, são os que têm mais cacife. Juntos, monopolizam o latifúndio à disposição para a campanha eletrônica.

Há, porém, e isso remete especificamente à comuna, um fator preponderante também na hora de formar uma aliança forte e consistente o suficiente para buscar companhia eleitoral: a militância. Isto é, quanta gente está disposta a carregar bandeira, entregar santinho e papear com eleitores. De preferência, gratuitamente.

Aí, certamente o ranking pode se modificar, de lugar para lugar. Fiquemos com Santa Maria, que é o nosso chão. Aqui, ninguém duvida, há partidos e partidos. O que é facilmente verificável em qualquer eleição, não importa o resultado. Normalmente, inclusive, isso se reflete no número de alistados oficialmente pela Justiça, como filiados formais.

Os últimos dados oficiais, constantes no sítio do Tribunal Superior Eleitoral, são de junho passado. No fim desta nota, você tem o linque para conferir o tamanho (sob esse aspecto) de cada partido em Santa Maria. Mas cabe comentar o que todo mundo pode deduzir com alguma facilidade e o que há de discrepante, aparentemente.

Conforme os números do TSE, a boca do monte conta com um exército que, se fosse para as ruas, tornaria a campanha do próximo ano em algo absolutamente grandioso. Afinal, no total, as siglas com presença na cidade têm nada menos que 23.960 filiados. Ora, isso significa mais de 10% do total do eleitorado. Um número e tanto. Pena que, como se sabe, boa parte é apenas cartorial e alguns, acreditem, sequer sabem que estão filiados. Assinaram porque o amigo ou familiar pediu. É assim, lamentavelmente.

Assim é que, dos 30 partidos regularizados em Santa Maria (e aptos a se aliar, por exemplo), sete deles, PT (19%, em números redondos), PMDB (16,5%), PDT (13%) PP (13%), PTB (9%), PSDB (8%) e DEM (5%), concentram 83% dessa militância institucionalizada. Não por acaso, são os mais procurados, junto com PSB e PSD e PR (pelo tempo de propaganda eletrônica) para coligações e saem, deles, as mais fortes candidaturas.

Pode apostar, esse também será um fator a ser levado em conta no próximo ano. Isso, claro, se os partidos conseguirem colocar seu exército de militantes pelas ruas da cidade.

CLIQUE AQUI E CONFIRA OS PARTIDOS E SEUS FILIADOS EM SANTA MARIA

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo