EconomiaTrabalho

TRABALHO. Protesto contra reforma trabalhista e descumprimento de acordo fecha agência do Itaú

Agência Centro do Banco Itaú não terá atendimento ao público nesta quinta-feira. Clientes só poderão acessar os caixas automáticos

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto), da Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Bancários

A agência Centro do Itaú está paralisada por funcionários do banco, nesta quinta-feira (1º), com apoio do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região. A unidade está localizada na Avenida Rio Branco, ao lado do Bradesco. No local, os caixas de atendimento automático estão liberados aos clientes. O protesto terá continuidade até as 16h.

“A manifestação desta quinta ocorre porque o banco descumpre o acordo coletivo da categoria e também contra os efeitos da Reforma Trabalhista”, explica o diretor de Finanças do Sindicato dos Bancários, Nilo Carlos Zavarise.

O banco informou aos funcionários que as homologações não serão mais feitas nos sindicatos. Em dezembro, o Itaú também havia tentado promover alterações com relação à definição da data e período de férias. Havia estipulado que seus departamentos Jurídico e de Recursos Humanos definiriam novas regras de acordo com as mudanças da nova lei trabalhista.

A categoria conseguiu reverter a situação referente às férias. Contudo, persiste a polêmica em relação às homologações, o que deixa o trabalhador sem o respaldo dos sindicatos para a conferência dos valores a serem pagos pelo banco.

Devido ao acordo de dois anos, firmado na campanha salarial de 2016, a categoria tem vários direitos garantidos até 31 de agosto de 2018. Em outras regiões do país, também ocorrem protestos semelhantes nesta quinta.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Contra a reforma trabalhista? Ela não prejudicou em nada os trabalhadores.

    Em relação aos sindicatos, sim, teve uma mudança importante e necessária, que os faz tergiversarem “justificando-se” serem contra toda a reforma: ela acabou com a milionária transferência de valores que trabalhadores eram obrigados a fazer a sindicatos, e que por causa dessa “chuva de “benesse” garantida se multiplicaram mais que colônias de cupins num verão quente e chuvoso. Esse dinheiro alimentava a expressão política de certos partidos, também. A questão é muito mais política.

    Acabou a mamatinha politico-partidária alimentada com parte dos salários dos trabalhadores. Essa é a choradeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo