ARTIGO. Jorge Pozzobom, a “calourada segura” e a união de todos os elementos que garantem o sucesso

ARTIGO. Jorge Pozzobom, a “calourada segura” e a união de todos os elementos que garantem o sucesso

ARTIGO. Jorge Pozzobom, a “calourada segura” e a união de todos os elementos que garantem o sucesso - pozzobom-artigoCalourada Segura: sejam bem-vindos, novos universitários!

Por JORGE POZZOBOM (*)

Começou na noite desta segunda-feira mais uma edição da Calourada Segura, o evento que críamos, lá em 2017, para receber com segurança, de forma organizada e regrada, os novos estudantes universitários que estão chegando a Santa Maria. O início do semestre de letivo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) acaba definindo, como referência, a festa na Praça Saturnino de Brito, que reúne milhares de jovens.

Sabemos, é claro, que a comemoração no começo do ano, em março, leva mais pessoas à praça, mas, até pela previsão de tempo bom e de temperaturas mais elevadas na terça e na quarta-feira, a expectativa é que um público expressivo se dirija ao ponto que já é tradicional para as festas dos bixos na cidade. E a Prefeitura estará lá, mais uma vez, cumprindo o seu papel: recebendo, acolhendo e cuidando das pessoas.

A Calourada Segura é um sucesso absoluto, em três anos não tivemos nenhum incidente grave registrado, porém, eu preciso admitir que a minha intenção era tirar a festa da Praça Saturnino de Brito já no primeiro ano da nossa gestão, em março de 2017.

Só que, daí, eu fui orientado pelos representantes dos órgãos de segurança a não fazer isso, sob pena de, na tentativa de dispersar a aglomeração de pessoas no local, acabar “criando” outras três, quatro ou cinco comemorações paralelas em diferentes pontos da cidade.

E isso dificultaria muito (para não afirmar que tornaria praticamente impossível) o trabalho da polícia ostensiva. Então, a melhor escolha foi mesmo concentrar todos os esforços na Praça Saturnino de Brito e, assim, garantir o bem-estar de quem quiser sair à noite para festejar o ingresso no Ensino Superior.

Todos os elementos que compõem a Calourada Segura (e que garantem o seu êxito) foram, mais uma vez assegurados: a integração das forças de Segurança (Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e polícias rodoviárias), o controle do tráfego de veículos no entorno da praça, a fiscalização rigorosa à venda de bebidas alcoólicas e ao horário de funcionamento de bares (conforme determinam os alvarás), a disponibilização de estrutura de apoio (com ambulância e banheiros químicos) e a limpeza do local antes, durante e, principalmente, após o evento.

Tudo para assegurar tranquilidade aos pais, cujos filhos estarão lá na praça se divertindo, mas, também, em respeito aos moradores que residem nas imediações. Com a nossa intervenção, a Calourada Segura tem hora para começar e para terminar. Algo que não acontecia antes, no passado, quando até um homicídio foi registrado na praça, infelizmente.

Além de toda força local que já contamos habitualmente, esta edição da Calourada Segura terá um reforço importante no policiamento. Os 81 soldados da Brigada Militar, formados na última sexta-feira em uma cerimônia que contou com a presença do governador Eduardo Leite, seguem, aqui, na cidade, e estarão à disposição para atuar no evento na Praça Saturnino de Brito. Mais uma prova concreta de que estamos todos juntos para, mais uma vez, dar toda a segurança aos nossos calouros. Santa Maria agradece.

(*) JORGE POZZOBOM é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Ele escreve no site às terças-feiras.

OBSERVAÇÃO DO EDITOR: a foto (da Calourada Segura) que ilustra este artigo é de arquivo/AIPM.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *