DestaquePolítica

RENOVAÇÃO? Avante, Podemos, Progressistas, MDB, Livres, Patriotas, Mude… Conheça as “novas” siglas

Nem é preciso decorar as siglas partidárias acima, pois muito em breve, algumas deixarão de existir. Foto Reprodução

Por Maiquel Rosauro

Se você ficar alguns dias sem acompanhar o cenário político nacional, é bem provável que na volta se depare com agremiações até então desconhecidas. Mas não se engane, as velhas siglas estão apenas “renovando” suas denominações já de olho em 2018. Na prática, todos querem distância do termo “Partido”.

Um dos primeiros a trocar de nome, este ano, foi o Partido Social Livres (PSL), que defende o liberalismo econômico, e que agora se chama Livres. Outro que seguiu na mesma linha foi o Partido Trabalhista Nacional (PTN), agora conhecido como Podemos (Pode). O rebatismo deste último, aliás, coincidiu com a filiação do senador Romário (ex-PSB).

Outro que trocará de nome será o Partido Ecológico Nacional (PEN). A mudança deve-se a chegada eminente do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC), pré-candidato a presidência da República. Com a filiação do polêmico parlamentar, a sigla será rebatizada como Patriotas.

Também está em processo de transição o Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB), que agora tenta ser conhecido como Avante. No site da sigla ainda consta PTdoB, mas nas redes sociais a nova denominação já se faz presente.

Mas não são apenas os pequenos que estão passando por um processo de refundação. O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) deve voltar a se chamar MDB, enquanto que o Partido Progressista (PP) estuda ser conhecido apenas como Progressistas.

Seguindo a onda, até um partido já rebatizado inúmeras vezes pretende trocar de nome: o Democratas (DEM) estuda virar Movimento da Unidade Democrática (Mude). Caso se concretize, será a quarta mudança de nome do partido, que já foi batizado de Aliança Renovadora Nacional (Arena), entre 1965 e 1979; Partido Democrático Social (PDS), entre 1979 e 1985; e Partido da Frente Liberal (PFL), entre 1985 e 2007.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo