CidadaniaInternetTecnologia

INTERNET. Luciana Manica e o “ciberativismo”. A tragédia da Kiss traz muito bons exemplos dessa ação

“…Outro ciberativista ensina que ações simples como o uso de histórias e experiências reais de pessoas atingidas por um problema são mais profícuas que mostrar fatos isolados. Ou ainda, surte bom efeito a criação de páginas com links permitindo o envio de reclamações diretamente aos representantes de governos e corporações. E não menos importante é o foco, o qual deve estar no sentimento das pessoas, e não no impacto que o movimento causará.

Santa Maria, nesse contexto, é exemplo desse fenômeno. A tragédia ocorrida na Boate Kiss trouxe reflexos internacionais. Mais precisamente os santa-marienses e os aqui domiciliados prontificaram-se das mais variadas formas, recolhendo alimentos e água aos familiares, informando via Internet locais de coleta, permitindo que pessoas distantes da cidade pudessem colaborar enviando suprimentos ou depositando valores. Constantemente informações úteis eram prestadas por civis no intuito de auxiliar, divulgando local para liberação dos corpos, atendimento hospitalar, psicológico, estadia a familiares etc. Diversos movimentos como missas, caminhadas, debates sobre criação de monumentos, apresentações musicais, requisição de profissionais de diversas áreas surgiram via Internet e mobilizaram milhares de…”

CLIQUE AQUI  para ler a íntegra do artigo “Santa Maria, um belo exemplo de ciberativismo”, que marca a estreia da nova colaboradora do sítio Luciana Manica Gössling. Ela é advogada, professora da Fadisma – de Direito da Propriedade Intelectual, Direito Internacional Privado, Direito Comunitário e da Integração – e especialista em Propriedade Intelectual. O texto foi postado há instantes, na seção “Artigos”!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo