CIDADE. Operações ‘Balada Segura’ reduzem pela metade as infrações de trânsito, informa a Prefeitura
Por JOÃO PEDRO LAMAS (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
O número de infrações de trânsito caiu quase pela metade nas ruas e avenidas de Santa Maria após quatro meses de Operação Balada Segura (na foto acima, uma delas).
Conforme levantamento da Secretaria de Mobilidade Urbana, quando ela começou neste ano, em 13 de abril, do total de abordagens, 41% resultavam em autuações. Na última, do total, 23% foi o percentual com motoristas autuados (AQUI).
“Isso aponta que o motorista tem apresentado uma mudança de comportamento em relação à segurança no trânsito. As operações, integradas com os órgãos de segurança, coíbem as infrações, conscientizam os motoristas e, assim, reduzem acidentes”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi.
Outro dado que anima a pasta é a redução no número de autuações de motoristas que dirigiam sob a influência de álcool. Da primeira operação para a mais recente, o percentual caiu de 37,8% para 25%.
“É o tipo de infração que mais preocupa. Uma das principais causas de acidentes de trânsito, tanto com vítimas quanto sem”, diz o superintendente de Trânsito e Transportes, Roberto Almeida.
Outro dado comemorado é o da redução no número de mortes no perímetro urbano de Santa Maria. Durante a atual gestão, houve queda de 112%. A média é de sete mortes por ano: é o menor número dos últimos anos.
Para diminuir ainda mais o número de infrações de trânsito, a pasta deve manter o número recorde do último mês de edições da Balada Segura. Só em julho, foram oito. Nos meses anteriores, ocorriam quatro por mês.
A Secretaria de Mobilidade Urbana enfatiza que o objetivo das ações não é autuar por autuar, mas mudar o comportamento do motorista para reduzir a acidentalidade. A afirmação é corroborada pela estatística, que sinaliza redução no número de autuações a partir da maior periodicidade das operações e conscientização dos motoristas.
“E o motorista entende a motivação, que é preservar vidas. Tirando um caso isolado em que houve problemas com um motorista, todos foram totalmente receptivos durante as abordagens”, conclui Ponsi.
Projeções
O padrão de atuação durante a Balada Segura não muda até que os servidores possam avaliar os resultados. A maneira de agir é comparar dados a cada duas edições da Balada. A partir de constatações, ajustes são feitos.
Outras iniciativas para segurança no trânsito incluem a Operação Retorno, com enfoque na volta de veículos à cidade em feriados e feriadões, e a Proteger, que busca conscientizar os riscos da passagem de veículos quando o sinal está fechado.
As vias onde houve mais autuações
As operações ocorrem entre o início das noites e durante as madrugadas. Tem como alvo as regiões com maior movimento na cidade. Durante os quatro meses da operação neste ano, as vias onde houve o maior número de autuações foram:
Avenida Medianeira – 88
Duque de Caxias – 44
Venâncio Aires – 71
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Autuação é uma coisa. Infração é outra. Nem toda infração gera autuação, falta fiscalização.