SAÚDE. Mais de 1,9 mil doses contra a covid-19 são distribuídas em dia de vacinação a idosos
Doses excedentes serão direcionadas aos acamados e idosos de distritos

Por Manuela Vasconcellos / Prefeitura de Santa Maria
Mangas arregaçadas e os corações cheios de esperança para o enfrentamento à pandemia deram o tom do começo da vacinação contra a Covid-19 em Santa Maria, nesta quinta-feira (11), às pessoas com 85 anos ou mais que receberam a primeira dose. Das 3.450 doses disponíveis, foram aplicadas 1.927. O quantitativo excedente – 1.523 – será direcionado aos acamados e cuidadores que já estão com o cadastro efetivado, com o início da vacinação desse público ocorrendo já neste sábado (13) por meio de equipes volantes do Município (leia abaixo como fazer o cadastro). O restante também será aos idosos residentes em distritos.
Após avaliações feitas nos locais de vacinação, mudanças na logística de imunização, que abrangeu as cinco regiões de Santa Maria, foram sendo feitas conforme a demanda e a forte chuva do meio da tarde.
“Trata-se de uma iniciativa piloto em que a aplicação da dose tem de ser realizada com calma e cuidado por parte dos servidores, que estão atuando com extrema dedicação, independentemente da instabilidade do tempo. Vamos avaliar onde podemos melhorar para seguir protegendo a população”, reforçou o prefeito Jorge Pozzobom, que vistoriou as ações nas unidades.
Logística
Desde o começo da manhã desta quinta-feira, foi registrada movimentação nos pontos, com a vacinação ocorrendo a partir da tarde. Ao todo, nas oito unidades, foram aplicadas 1.231 doses. A maioria dos idosos e seus acompanhantes se dirigiram ao drive-thru no pátio do Parque da Medianeira, que teve a aplicação de 696 doses. No local, 40 pessoas, entre profissionais da saúde do Município e voluntários do Seg, Fisma e UFN colocaram em prática a ação. Desses, 10 eram vacinadores. Tudo para dar agilidade à imunização mesmo abaixo de chuva.
“Toda a logística foi pensada para garantir o bem-estar da população e promover um bom ambiente de trabalho aos servidores e voluntários. Acompanhamos em tempo real a vacinação em todos os locais e tivemos a ajuda de voluntários e de outras secretarias. Nos preparamos para receber bem mais pessoas. Por isso, iremos avaliar os motivos de, em algumas unidades, a demanda ter sido baixa, enquanto em outros, foi alta, e fazer os devidos ajustes. Porém, precisávamos fazer esta ação da maneira como foi prevista”, explica o secretário de Saúde, Guilherme Ribas.
A segunda dose poderá ser aplicada após 11 de março, em nova iniciativa aos mesmos idosos com 85 anos ou mais vacinados nesta quinta-feira.
A fim de melhor acolher os idosos e parentes que estavam desde a manhã nas unidades, artistas da Cia. Armazém levaram doses de alegria aos que aguardavam pela proteção à Covid-19. Em algumas unidades, foram disponibilizadas cadeiras e tendas montadas pelo Exército. À medida que já não havia mais pessoas para serem vacinadas, as doses das unidades foram direcionadas para o drive-thru.
“Valeu a pena esperar porque a vida vale muito”, disse Maria Carvalho Ferreira, 89 anos, que tomou a primeira dose da vacina no drive.
Como fazer o cadastro
Para pessoas com 60 anos ou mais que estejam acamadas (restritas ao leito ou que dependam de outra pessoa para necessidades básicas diárias) e para um cuidador do paciente
– Pela Central de Orientações da Vacina contra a Covid-19:
de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Telefones: (55) 3025-9724, (55) 3025-9727 ou (55) 3025-9750
Whatsweb: (55) 99941-7717 ou (55) 99608-9860
Site: fismaenfclin.com.br
– Na recepção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, conforme atendimento de cada local
Site mais chapa branca impossível. Fizeram drive-thru para a vacina da gripe ano passado. No mesmo lugar. Fila monstro. Espera longa sem condições sanitárias.
Um carro tem 4 metros de comprimento. Se fossem 1000 doses, quatro quilômetros de fila. Dois minutos para vacinar (é mais) dois mil minutos, 33 horas. Divide (para ajudar) por 10 vacinadores são mais de três horas para a ultima pessoa vacinada. Que é idosa. Numeros não fecham.
Podendo fazer um drive-thru com cinco vacinadores ali e outro na UFSM, ou na praça em frente ao Mallet ou lá em frente aos quartéis no Boi Morto. Padrão SM, semana que vem todos irão dizer que o SUS é maravilhoso, cheio de gente ‘especializada’ e dedicada, etc. Coisa de gente que come côcô de colherinha. Cereja do bolo é colocar a culpa no Ministro Batatinha.
Indigesto tem problema de logística certamente, no meio das orelhas.