DestaqueEsporte

FUTEBOL AMERICANO. Istepôs FA, histórica equipe de SC, é uma das integrantes da Conferência Sul 2023

Com quase 20 anos de existência, a “Maré Vermelha” quer incomodar na BFA

No Nacional de 2022, equipe catarinense caiu nas semifinais para o Soldiers, nos Eucaliptos (Foto Gabriel Haesbaert/Divulgação)

Por Pedro Pereira

A expressão “istepô”, no dialeto manezês (dos nativos de Florianópolis) quer dizer “aquele que incomoda”. Com o objetivo de atrapalhar qualquer adversário que aparecer em seu caminho, o Istepôs FA, de São José, é o representante da Ilha da Magia e de seus municípios vizinhos na Conferência Sul da Liga Brasileira de Futebol Americano (BFA) de 2023 – confira o guia da competição.

Para atingir suas metas no Nacional, a “Maré Vermelha”, como a equipe também é conhecida, vai se basear em suas ricas quase 20 temporadas de história e na experiência de sua base de jogadores acumulada com o passar dos anos. Tal como o Almirantes FA, os josefenses aguardam o início da competição para estrear em 2023.

A volta por cima dos josefenses da temporada passada terá como base a experiência do elenco veterano da equipe (Foto Reprodução)

Mentalidade renovada, preparação e experiência

Desde o retorno da prática do futebol americano no país, após a paralisação em virtude da pandemia, o Campeonato Catarinense não é realizado – no Rio Grande do Sul e no Paraná, os Estaduais voltaram à atividade após a pausa. De acordo com o ex-jogador do Istepôs, que, neste ano, assumiu o cargo de head coach do clube, Caio Pereira, o Caião, a existência da competição é, inegavelmente, importante para esquadrões em desenvolvimento. Para times renomados, “com casca”, a situação é outra.

Ainda segundo o técnico da equipe bicampeã estadual, a ausência do torneio não afeta negativamente o elenco josefense, pois o período de preparação na pré-temporada se torna maior. “Faz toda a diferença no planejamento dentro e fora de campo, na prevenção de lesões e entre outras situações cotidianas do esporte”, relatou Caião em relação a estrear somente na Liga BFA. Em 2023, por exemplo, o Istepôs pôde realizar um training camp (período de imersão entre atletas e prática intensa da modalidade) de 2 dias.

Na edição passada do Regional, o time finalizou a primeira fase com o terceiro lugar e avançou ao wild card (repescagem). Após derrotar o Porto Alegre Pumpkins por 17 a 14, a Maré Vermelha caiu para o Santa Maria Soldiers, no Estádio dos Eucaliptos, pelo placar de 21 a 14 e deu adeus à Conferência Sul ainda nas semifinais. No fim de 2022, os catarinenses também foram convidados a disputar a Taça Brasil e no primeiro jogo, válido pelas quartas de final, perdeu para o União da Serra, por 3 a 0.

Para Caião, a chave para o clube voltar ao nível esperado pela comunidade é usar como base seus 18 anos de história e a experiência dos veteranos. “Chutando baixo, é algo em torno de 15 atletas que têm mais de cinco anos de equipe. No Brasil, isso é raro. Então, o nosso ponto forte é a ‘espinha dorsal’ do elenco, que torna esse time tão competitivo”. O comandante dos josefenses ainda conta que a mentalidade do esquadrão está renovada, em relação à temporada passada.

Embora acumule passagens pelo Istepôs, Vinícius Zanon, neste ano, irá enfrentar o Soldiers pela primeira vez (Foto Arquivo pessoal)

O criador contra a criação

Cofundador e ídolo do Soldiers, o jogador Vinícius Zanon volta a campo após flertar com uma possível “pendurada de shoulder” (equipamento de proteção) no fim de 2022 – o atleta já teve sua história contada no Site e o leitor pode conferir aqui. Embora tenha representado o Istepôs FA de 2014 a 2016, e depois de 2019 em diante, esta será a primeira vez que o lendário “ex-Soldado” enfrenta o time que ajudou a criar.

Na semifinal da Conferência Sul do ano passado, Zanon estava lesionado e assistiu ao jogo da arquibancada do estádio do Riograndense. Com palavras carregadas de gratidão, o jogador dedica ao clube de Santa Maria “todas as oportunidades e todo o crescimento e ascensão no cenário nacional”.

Mais maduro em comparação a quando atuava pelos santa-marienses, o atleta define que sua relação com o esporte mudou e o confronto entre Istepôs e Soldiers será também um duelo entre dois pontos de vista pessoais. De um lado, uma versão mais habilidosa, por conta da experiência adquirida em sua carreira. Do outro, a emoção e a paixão que sente pela equipe que marcou sua vida.

Istepôs FA na Conferência Sul

O eterno camisa 94 verde-preto conclui que o embate será “bonito, com muita lealdade e com a garra que um bom jogo de futebol americano merece”. A partida entre os clubes será a estreia de ambos na Conferência Sul da Liga BFA e acontece já no próximo sábado (8), 15h, no Estádio dos Eucaliptos.

A revanche da semifinal do Regional de 2022 será transmitida pela Rádio Imembuí FM 101.9, com imagens nas redes sociais. Ingressos antecipados no valor de R$ 10 podem ser comprados diretamente com o Soldiers ou na hora por R$ 15. Na sequência, o time da Grande Florianópolis encara o Almirantes FA, em 23 de julho, o Timbó Rex, em 9 de setembro, e o União da Serra, no dia 24 de setembro. Mais informações sobre os jogos serão divulgadas em breve.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo