PolíticaSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Aposentadoria de deputados, Câmara, Cresce-RS, “Pedro Kunz”, CAPS e os biscoitos

Na quinta-feira, reitor da UFSM, Paulo Burmann (E), se manifestou na tribuna da Câmara de Vereadores (foto Gabriel Leão/AICV)

* À falta de projetos relevantes para a comunidade – o Orçamento, por exemplo, ainda demora dois meses – a Câmara de Vereadores fervilha em atividade política, inclusive no discurso.

* Semana passada, dois eventos marcaram as sessões ordinárias, ambos registrados pelo site. Um foi o forrobodó verbal envolvendo os edis Marion Mortari (PSD) e Admar Pozzobom (PSDB).

* No caso, a discussão se deu em torno da gestão pública municipal no interior, terreno eleitoral do pessedista, que até video apresentou.

* Outro foi a manifestação do reitor da UFSM, Paulo Burmann, que relatou a situação da maior instituição santa-mariense, a partir do corte de recursos federais.

* A pergunta é: e nesta semana, o que será apresentado pelos edis? Haverá alguma agitação peculiar? As sessões de terça e quinta é que irão dizer, afinal de contas.

* Enquanto isso, na Assembleia Legislativa, das 15 15 MATÉRIAS em condições de ser votada, uma chama especial atenção. É o Projeto de Lei Complementar 78/2019 , autoria da deputada Any Ortiz.

* A proposta dispõe sobre extinção do Plano de Seguridade Social dos Parlamentares da Assembleia Legislativa. Desenhando: propõe o fim da aposentadoria especial de deputados.

* A decisão, porém, se essa (e outras propostas) será ou não votada, depende de decisão a ser tomada no final da manhã de terça, na habitual reunião de líderes de bancada com a Mesa Diretora da Assembleia.

* Antes disso, porém, nesta segunda-feira, o parlamento gaucho, em parceria com o Governo do Estado, no início da tarde, no Palácio Piratini, LANÇA oficialmente o “Cresce RS”.

* Trata-se de movimento que propõe ações para destravar os investimentos necessários ao crescimento do Estado. O evento será liderado pelo governador Eduardo Leite e pelo presidente da Assembleia Luís Augusto Lara.

* Além do Legislativo e do Legislativo, participam da iniciativa reitores de universidades, presidentes de federações empresariais e órgãos de fiscalização e entidades civis organizadas.

A Pedro Kunz, após análise técnica e estudo jurídico, foi a oitava escola do país escolhida fundação espanhola (foto João Alves/AIPM)

* A comunidade do Passo das Tropas comemora a inauguração, na última sexta-feira, da obra de reconstrução da Escola Municipal Pedro Kunz.

* A reforma do estabelecimento que já existe há 30 anos, conforme material da Assessoria de Imprensa da Prefeitura (mais detalhes AQUI), se deu a partir de uma parceria.

* Assim, a obra contou com a Prefeitura e a inversão de recursos do projeto “Piecitos Colorados”, desenvolvido pela “Fundación Prosegur”, de origem espanhola.

* Um exemplo de cidadania: uma oficina do Centro de Atenção Psicossocial Prado Veppo será profissionalizada a partir da doação de um forno para os integrantes do grupo Uma Boa Ideia.

* Como dá conta a Assessoria de Imprensa da Prefeitura (mais detalhes AQUI), “Oito pessoas atendidas no Caps produzem cerca de 600 biscoitos por semana, que são comercializados em feiras e palestras da área de saúde”.

* Na sexta, o prefeito Jorge Pozzobom, via Secretaria de Saúde, entregou o equipamento. Uma das consequências diretas dessa iniciativa é o despertar da autonomia entre as pessoas atendidas.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo