Arquivo

Sem gestão municipal plena, Casa de Saúde não se viabiliza “totalmente”, diz Bier

A situação da Casa de Saúde, sempre dependente de recursos públicos, embora oficialmente pertença à Cooperativa dos Ferroviários, é um dos temas abordados pelo secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Bier, na entrevista especial concedida à repórter Fabiane Machado, da assessoria de comunicação da Prefeitura. Bier foi enfático: “acreditamos que, com a Gestão Plena de Saúde, poderemos tomar medidas que viabilizem definitivamente a Casa de Saúde.”

Leia, a seguir, trechos do material divulgado pela assessoria da Prefeitura, nesta terça-feira:

”Quando assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Rural, em 2004, o dentista Luiz Carlos Bier sabia que acabava de assumir um desafio. Em 2005, quando passou a ser Secretário de Saúde, teve a certeza de que o compromisso com a população seria prioridade no seu trabalho e que os desafios aumentariam, passando a fazer parte do seu cotidiano. A pasta da Saúde é a detentora do maior número de projetos e recursos disponíveis entre todas as Secretarias da Prefeitura, e também é, assim como a Secretaria de Educação, a que envolve maior número de profissionais, espalhados em diferentes regiões de Santa Maria. Tantos pontos a favor não tornam menores os impasses da Secretaria, que precisa conciliar permanentemente as demandas da população e os recursos financeiros e humanos existentes na rede municipal de saúde. Os desafios de Luiz Carlos Bier à frente da Secretaria de Saúde são enfrentados, segundo o Secretário, através do diálogo com os profissionais da rede e a busca de soluções conjuntas…”

“ SeCom – A Secretaria de Saúde é constantemente citada na imprensa, principalmente por reivindicações trazidas pela comunidade. Como essas demandas são recebidas e encaminhadas pela Secretaria?
LCB – Chegam para nós, através da imprensa, reclamações dos mais variados tipos. Algumas são justas e, por isso, são acatadas com o maior respeito e procuramos encontrar soluções imediatas. Outras são críticas descabidas e que nós, embora aceitando, sabemos que são oriundas de setores que não estão interessados em construir um projeto de saúde. As pessoas podem, inclusive, vir direto à Secretaria de Saúde registrar suas reclamações para que sejam encaminhadas.
Secom – A Casa de Saúde, único hospital público que atende casos de baixa e média complexidade, enfrenta diariamente problemas no seu funcionamento devido aos atrasos nos repasses de recursos por parte do Governo do Estado. Como é a relação da Secretaria com a instituição e qual o suporte dado pela rede municipal para garantir o funcionamento da Casa?
LCB – A atenção hospitalar é um compromisso do Governo do Estado, mas a Prefeitura de Santa Maria, desde o início da primeira administração do Prefeito Valdeci Oliveira, não se nega em participar do processo de financiamento da Casa de Saúde. Inclusive houve o aumento dos repasses para o hospital, que antes recebia R$ 40 mil e agora conta com R$ 60 mil ao mês. Repasses que estão rigorosamente em dia, apesar das dificuldades orçamentárias do Município. O Governo do Estado sempre atrasa de 3 a 5 meses para encaminhar os recursos, o que gera as dificuldades enfrentadas pela Casa. Acreditamos que, com a Gestão Plena de Saúde, poderemos tomar medidas que viabilizem definitivamente a Casa de Saúde. Alguns grupos de trabalho criados na Secretaria de Saúde, com a participação de outras secretarias de governo, estão analisando essas questões norteadas pelo desenvolvimento com a inclusão social…
”

PARA LER a íntegra da entrevista, acessar a página da prefeitura na Internet, no endereço www.santamaria.rs.gov.br.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo