SAÚDE BUCAL. “Sorria Santa Maria” atende dezenas neste sábado e contribui para reduzir as filas de espera

SAÚDE BUCAL. “Sorria Santa Maria” atende dezenas neste sábado e contribui para reduzir as filas de espera

SAÚDE BUCAL. “Sorria Santa Maria” atende dezenas neste sábado e contribui para reduzir as filas de espera - prefeitura-sorria-sm-1

Dezenas de pessoas foram atendidas hoje no Centro de Especialidades Odontológicas, na sexta edição do ano do “Sorria Santa Maria”

Por MAURÍCIO ARAUJO (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Neste sábado (24), o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) abriu as portas, pela 6ª vez neste ano, para o Projeto Sorria Santa Maria. A iniciativa tem como objetivo reforçar a importância da preservação da saúde bucal da população. Dezenas de pacientes foram agendados pela equipe da Secretaria de Município de Saúde. Os atendimentos ocorrem das 8h às 16h.

Os atendimentos ocorrem com profissionais e auxiliares do Município, além de voluntários, residentes e acadêmicos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Para a coordenadora da Política de Saúde Bucal da Prefeitura, Patricia Campagnol, a edição cumpriu, mais uma vez, o objetivo, que é reduzir as filas de espera na cidade.

Devido à importância desse projeto para a comunidade, o prefeito Jorge Pozzobom visitou o Centro de Especialidades e agradeceu o trabalho desempenhado pelos servidores do Município e pelos voluntários.

“Esse é um dos projetos mais bonitos da cidade, pois devolve o sorriso das pessoas. Só temos o que celebrar em cada edição do Sorria Santa Maria”, disse o chefe do Executivo.

No mesmo espaço, os pacientes também tiveram acesso a uma dinâmica organizada pela Residência Multiprofissional da UFSM sobre Autocuidado. Também foram ofertadas práticas de Reiki e Auriculoterapia aos usuários que tiverem interesse.

O CEO fica na Avenida Borges de Medeiros, 804. Para a primeira consulta, o paciente deve ir até o CEO e deixar o nome em uma lista de espera.

RECONHECIMENTO NACIONAL

O Projeto Sorria Santa Maria recebeu, recentemente, o reconhecimento nacional pelo serviço prestado à população. Das mais de 1,2 mil experiências inscritas no Prêmio APS Forte para o SUS: Acesso Universal, 135 foram aprovadas. No Rio Grande do Sul, apenas projetos de sete municípios seguem na iniciativa, dentre eles, Santa Maria e o Sorria. A partir de agora, será formada uma nova comissão de avaliadores técnicos que indicará, dentre as 135 experiências, as práticas recomendadas para o Prêmio.

“É um grande reconhecimento, pois foram muitos inscritos. Estamos orgulhosos, pois sabemos a importância do Sorria Santa Maria para a cidade”, disse Patrícia.

Os três projetos vencedores, dos 135, ganharão uma viagem internacional para conhecer os serviços de referência em Atenção Primária de um país desenvolvido.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *