SAÚDE. Hospital Regional vai atender 112 pacientes cardiológicos ao longo deste mês. De Santa Maria, 55

SAÚDE. Hospital Regional vai atender 112 pacientes cardiológicos ao longo deste mês. De Santa Maria, 55

SAÚDE. Hospital Regional vai atender 112 pacientes cardiológicos ao longo deste mês. De Santa Maria, 55 - prefeitura-regional

Mais de 50 consultas de cardiologia são disponibilizadas ao Município no ambulatório do Regional, acordou-se em reunião de hoje

Por MANUELA VASCONCELLOS (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Faltando uma semana para o começo dos atendimentos no Ambulatório de Cardiologia do Hospital Regional de Santa Maria, representantes de secretarias de Saúde dos municípios da região se reuniram, na manhã desta segunda-feira (5). No auditório do Regional, foram debatidas as regulações dos atendimentos. Conforme a direção da instituição de saúde, neste primeiro mês, serão realizadas 112 consultas que já foram agendadas aos 32 municípios que compõem a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS). A partir de setembro, serão 320 atendimentos, entre atendimentos inéditos e de retorno. Para Santa Maria, estão sendo disponibilizadas 55 consultas em agosto.

“O Ambulatório de Cardiologia é importante para a região porque impede o agravamento de doenças cardíacas da população. Como havia poucas vagas, muitas situações se agravavam durante a espera. Em Santa Maria, temos cerca de 1,3 mil pacientes em espera para a cardiologia, sendo que são os pacientes com o maior índice de internações. Com o ambulatório, vamos poder tratar essa parte da população de uma forma melhor”, explica o secretário de Saúde, Francisco Harrisson, que participou da reunião.

Atualmente, os atendimentos de cardiologia são feitos via Consórcio Intermunicipal de Saúde, gerando grandes gastos aos Município, conforme o secretário. Com o ambulatório do Hospital Regional, o paciente terá acesso a um plano de acompanhamento entre a rede de Atenção Básica e a instituição de saúde. Entre as consequências, estão as diminuições dos casos de morbidades e mortalidades.

O funcionamento do Ambulatório de Cardiologia do Hospital Regional de Santa Maria foi anunciado pelo Governo do Estado em julho deste ano. Os pacientes começarão a ser recebidos a partir de 12 de agosto, no período da manhã. O Regional já conta com o Ambulatório de Atenção Especializada de Diabetes e Hipertensão de Alto e Muito Alto Risco.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *