CIDADANIA. Dar espaço para as pessoas em situação de rua é objeto da ação voluntária do ‘Vozes das Ruas’
Por LUIZA RORATO (com fotos de Reprodução), Especial para o Site (*)
É com respeito, amor e dedicação que o grupo de voluntários Vozes das Ruas de Santa Maria organiza e executa suas ações. Formado em janeiro de 2019 pela técnica em segurança do trabalho Lidiane Loureiro, o projeto tem por intuito chamar a comunidade santa-mariense para refletir sobre como se enxerga e como é possível ajudar a população em situação de rua.
“Sempre tive vontade de fazer parte de projetos sociais. No final do ano passado conheci a Márcia Yane, voluntária de uma ação que coordenei, e a chamei para conversar sobre a possibilidade de começarmos um projeto que prestasse algum auxílio para as pessoas em situação de vulnerabilidade social”, conta Lidiane.
Através da ação #Marmitamiga, o grupo busca levar até as pessoas um direito básico de todo cidadão, garantido pela Constituição Brasileira: a alimentação. E, além disso, chamar a comunidade para a discussão de temas importantes, como a invisibilidade e marginalização dos moradores de rua. O Vozes das Ruas realiza a ação uma vez por semana, conforme a disponibilidade dos voluntários e parceiros. O preparo das refeições é feito a partir de doações, na casa do voluntário que se dispõe a ceder o espaço para a organização e execução do projeto.
Além da #Marmitamiga, o grupo lançou no início deste mês a ação “Vozes”, planejada para proporcionar oportunidade para que os moradores de rua sejam ouvidos. Por meio de rodas de conversa, palestras e atividades culturais, o grupo procura estreitar os laços de parceria, empatia e respeito com a comunidade e, desta maneira, abordar temas relevantes à sociedade.
Como participar?
Para participar das ações é só entrar em contato com o grupo na página do Facebook e/ou no perfil do Instagram (@vozesdasruasm).
Agenda:
18/09 – #Marmitamiga às 18h. Ponto de encontro no coreto da Praça Saldanha Marinho.
21/09 – #Marmitamiga às 18h. Ponto de encontro no coreto da Praça Saldanha Marinho.
28/09 – #Marmitamiga às 18h. Ponto de encontro no coreto da Praça Saldanha Marinho.
29/09 – “Vozes” às 14h. Ponto de encontro no coreto da Praça Saldanha Marinho. O ponto da ação é no Parque Itaimbé.
(*) Luiza Rorato é acadêmica de Jornalismo da Universidade Franciscana e faz seu “estágio supervisionado” no site
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.